O MPA celebra 29 Anos no dia 17 de janeiro e segue firme Rumo aos 30 anos

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

O dia 17 de janeiro de 2025 marca os 29 anos do nascimento do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, a partir de uma conjuntura adversa de crise na agricultura, crise de representatividade e seca prolongada no Sul do país.

Este conjunto de elementos levou a criação de acampamentos da seca que logo levaram a debates sobre a necessidade de repensar a forma organizativa e representativa dos pequenos agricultores. As lideranças destes grupos organizados, sindicatos combativos, logo se articularam com lideranças de outros estados e regiões que vinham enfrentando situações semelhantes e logo se deu origem ao Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, que realizou seu primeiro Encontro Nacional já no ano 2000, em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, contando com representações de seis estados brasileiros.

Neste encontro, decidiu-se que um Movimento Camponês no Brasil precisa ter presença forte na região Nordeste, pois lá está cerca de 50% dos camponeses do país. Assim, iniciou-se um processo de deslocamento de lideranças para levar a proposta do MPA para aquela região.

Estudos e produções intelectuais

Um marco importante para o MPA foi o aprofundamento dos estudos sobre o campesinato, em parceria com pesquisadores e universidades. Esses estudos resultaram em importantes publicações, como os livros “O Campesinato no Século XXI: Potencialidades e Condicionantes para o Seu Desenvolvimento no Brasil”, a “Coleção História Social do Campesinato” e “Mulheres Camponesas”, entre outros.

A recuperação e revalorização dos conceitos de camponês e campesinato foram fundamentais para o movimento. Essas reflexões permitiram ao MPA compreender com maior clareza as políticas dos estados e governos, que seguiam uma ordem mundial desfavorável aos pequenos agricultores. Além disso, reforçaram o papel histórico do campesinato na defesa da biodiversidade, na produção de alimentos, na preservação ambiental e na luta pela manutenção dos territórios camponeses.

A partir daí o MPA se consolidou com pautas como moradia camponesa, crédito de reestruturação da propriedade camponesa e direitos dos camponeses no campo nacional e no campo internacional, seguindo diretrizes da Via Campesina Internacional, que atua em mais de 80 países, representando 200 milhões de camponeses.

Propostas e consolidação do movimento

Com essa base teórica e prática, o MPA consolidou-se como uma das principais organizações camponesas do Brasil. Entre suas proposições históricas estão:

Moradia camponesa: acesso a habitação digna no campo;

Crédito para reestruturação da propriedade camponesa: suporte financeiro para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa e sua dinâmica biodiversa;

Direitos dos camponeses: luta pela soberania alimentar, pela preservação do meio ambiente e pelo reconhecimento do papel fundamental do campesinato na sociedade.

Rumo aos 30 Anos

Com quase três décadas de existência, o MPA segue comprometido com a defesa do campesinato. Sua história é marcada por resistência, organização e avanços, construídos coletivamente por milhares de camponeses em todo o Brasil. O marco dos 30 anos que se aproxima é uma oportunidade para refletir sobre os desafios futuros e reafirmar seu compromisso com a transformação social e a construção de um modelo de desenvolvimento que valorize a vida no campo.

Antes de completar os 30 anos, celebrando 29, o MPA é um movimento que encanta em sua caminhada, nos encontros, nas lutas, com a simplicidade do campesinato, entusiasmado com a mística de um povo se junta nos encontros estaduais, nas festas camponesas, nas marchas.

É muito bonito vê a bandeira hasteada balançando ao vento, as frases de luta e afirmações, a rebeldia, a luta, as conquistas, os ideais forjados na Mística revolucionária que arde dentro do peito de cada militante, deixando a sua contribuição histórica para seguir organizando o povo, em busca de uma sociedade melhor, em busca de uma vida digna, aquilo que almejamos da nossa utopia, o socialismo.

Fonte: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Temas: Movimientos campesinos

Notas relacionadas:

Una lucha global contra el imperialismo y por la Soberanía Alimentaria

Una lucha global contra el imperialismo y por la Soberanía Alimentaria

La región Caribe de la CLOC-Vía Campesina se une al 30 aniversario del Día Internacional de las Luchas Campesinas

La región Caribe de la CLOC-Vía Campesina se une al 30 aniversario del Día Internacional de las Luchas Campesinas

Créditos: Luis Hub

Organizaciones campesinas impulsan la agroecología en Alta Verapaz

MST de Brasil recibe el Premio Berta Cáceres en el Día Internacional de la Lucha Campesina

MST de Brasil recibe el Premio Berta Cáceres en el Día Internacional de la Lucha Campesina

Comentarios