Articulação Nacional de Agroecologia-ANA

Agroecología

A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica aprovou na última sexta feira (08/08) o mérito do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). Reunida no auditório do anexo do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a Cnapo apreciou e aprovou o documento elaborado pelo seu Grupo de Trabalho-GT Agrotóxicos, composto por membros da sociedade civil e do governo federal. O Programa segue para avaliação nos ministérios envolvidos na temática e deverá ser lançado em novembro.

Brasil: Comissão Nacional de Agroecologia aprova Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos

Agroecología

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico foi lançado na manhã 17 de outubro, em Brasília, durante a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O Plano estará vigente até o final do ano de 2015, e prevê um investimento de R$ 8,8 bilhões em 125 iniciativas.

Brasil: Dilma lança Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

Biodiversidad agrícola

Apresentar alternativas ao uso de Transgênicos e Agrotóxicos na produção agrícola brasileira, esse foi o objetivo da Conferência Temática sobre Agrobiodiversidade, realizada em Brasília nos dias 20 e 21 de junho.

Brasil: Conferência sobre Agrobiodiversidade – os impactos dos transgênicos e dos agrotóxicos

Transgénicos

Entidades da sociedade civil encaminharam um ofício ao governo federal questionando a liberação comercial do milho modificado geneticamente NK603. O requerimento de reavaliação foi direcionado a diversos ministros e representantes de órgãos relacionados ao tema, e seu objetivo é suspender o uso dessa tecnologia até que pesquisas independentes confirmem sua segurança alimentar e nutricional.

Brasil: Entidades pedem a reavaliação de milho transgênico questionado em recente estudo francês

ENA reuniu mais de 1,8 mil participantes, entre mais de mil agricultores e agricultoras familiares, representando todas as regiões do País; além de extrativistas, indígenas, quebradeiras de coco, quilombolas, pescadores artesanais, professores e técnicos. O evento colocou em pauta a troca de experiências, a construção de estratégias comuns do fortalecimento da agroecologia e a discussão de estratégias para o enfrentamento do agronegócio

Brasil: encerramento do II Encontro Nacional de Agroecologia: agricultores fazem manifestação a favor da agroecologia