Carlos Walter Porto-Gonçalves

Economía verde

Insistir numa economia mercantil, ainda que pintada de verde, numa crença no milagre da tecnologia dissociada dos fins que lhes dão vida, numa visão da política que ignora seu caráter necessariamente contraditório e, portanto, conflitivo, não altera as estruturas das relações sociais de poder que dão sustentação ao insustentável mundo que habitamos.

Sustentando a insustentabilidade. Comentários à Minuta Zero do documento base de negociação da Rio+20

Brasil 2011: mortes, desmatamento e cenas de política explícita

No mesmo dia em que no Congresso Nacional se votava um Código de Desmatamento em substituição ao Código Florestal, em Nova Ipixuna no Pará um casal de assentados era brutalmente assassinado justamente por lutar contra o desmatamento. Dois dias depois outro líder camponês era assassinado por seu envolvimento na luta contra o desmatamento na Amazônia.

Brasil 2011: mortes, desmatamento e cenas de política explícita

Pueblos indígenas

"Uma das melhores expressões do que denominamos Venezuela Profunda e que emanou dessa verdadeira revolução democrática porque passa a Venezuela é o reconhecimento na Constituição de 1999 dos direitos indígenas, direitos esses até então ignorados no país.. Todavia, todo esse processo não tem sido capaz de impedir os conflitos envolvendo as populações indígenas, em particular as que tradicionalmente habitam a região do lago Maracaíbo, no estado de Zulia envolvendo diferentes povos como os Yukpas, os Bari e os Wayuu."

A Venezuela Profunda e as contradições da Revolução Bolivariana

Agronegocio

"Desde o início, a prática de monocutivos esteve associada às mais modernas técnicas de transformação de matérias primas. Observemos que, ao contrário do que dizem os livros escolares do nível primário ao universitário, nossos países não eram exportadores de matérias primas, mas sim de açúcar, um produto manufaturado".

As conseqüências sociais e ambientais da prioridade ao monocultivo

Tierra, territorio y bienes comunes

El desarrollo como noción colonial:la idea de desarrollo se mantiene como un referente fuerte, incluso entre los críticos del capitalismo.Esa idea-fuerza se presenta como si fuese natural y, por tanto, como si no tuviese una génesis histórica y un lugar de origen muy específico.

La reinvención de los territorios

"Ainda que seja discutível o benefício ambiental efetivo da mudança de fonte de energia para algo diferente das fontes fósseis, são gravíssimas as implicações políticas do que está sendo urdido... Jeb Bush faz parte de um bloco de poder que sabendo do significado estratégico da energia é capaz de fazer qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo, para estabelecer o controle da fonte de energia que o possa sustentar"

Implicações ecológicas e políticas do etanol - uma contribuição ao debate