Frei Gilvander Moreira

Luta pela terra incomoda o capital e o Estado

"A luta pela terra, luta por um direito humano fundamental ao acesso à terra, travada pelos Sem Terra é uma luta que interpela o Estado, a classe dominante e o pensamento pedagógico, inclusive, além de outros incômodos que desencadeia", escreve Frei Gilvander Moreira.

Luta pela terra incomoda o capital e o Estado

Crime da Vale e do Estado cresce em Brumadinho: um ano de impunidade

"Diante da exaustão da crise hídrica e de tanta mortandade que a mineração criminosa e devastadora vem perpetrando em Minas Gerais, no Pará e em outros estados, se torna imperativo ético conquistarmos outras formas de trabalho que interrompa a máquina mortífera das mineradoras que estão fazendo guerra contra os povos, contra a mãe natureza, contra todos os animais e toda espécie de ser vivo".

Crime da Vale e do Estado cresce em Brumadinho: um ano de impunidade

latifundio

"A concentração fundiária no Brasil, em propriedade capitalista da terra, cumpre um papel essencial na acumulação capitalista, e espinha dorsal do capitalismo brasileiro. Logo, impossível superar as injustiças sociais e as desigualdades sociais, políticas e econômicas enquanto não se socializar e democratizar o acesso a terra no Brasil": frei Gilvander Moreira.

Concentração fundiária no Brasil: por quê?