Jornal da USP

Tribunal Penal Internacional de Haia sofre pressão para punir crimes de ecocídio

Tribunais internacionais sempre existiram no mundo, principalmente após o término da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o mais famoso foi o de Nuremberg, que analisou e puniu os crimes cometidos pelos nazistas. Atualmente, o tribunal mais representativo para assuntos relacionados a crimes internacionais é o Tribunal Penal Internacional (TPI), também conhecido como Tribunal de Haia. A diferença aqui se encontra no caráter permanente no de Haia, enquanto os outros foram criados para solucionar questões mais pontuais.

Tribunal Penal Internacional de Haia sofre pressão para punir crimes de ecocídio

Samarco

Uma “bomba-relógio” com metais pesados continua ameaçando o estuário do Rio Doce, mesmo após dois anos e meio do vazamento de 50 milhões de metros cúbicos (m3) de rejeitos de mineração do reservatório da Samarco, localizado no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (Minas Gerais).

Brasil: Lama da Samarco pode ser “bomba-relógio” de metais pesados no Rio Doce

ABEJAS

"Concluíram que quase 90% dos 4.975 municípios analisados enfrentarão perda de espécies polinizadoras nos próximos 30 anos, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica (Poli) da USP".

Brasil: Queda acentuada de polinizadores naturais gera impacto na produção agrícola

Biodiversidad

O uso indiscriminado de agrotóxicos está acabando com as abelhas e esse é um problema mundial. As consequências são sentidas diretamente na produção de alimentos. É que as abelhas são responsáveis pela polinização das plantas.

Uso de agrotóxicos pode levar à extinção de abelhas