Luiz Marques

O colapso socioambiental não é um evento, é o processo em curso

"Esse nível desastroso de aquecimento médio global, jamais experimentado por nossa espécie, não é o efeito de fatores adventícios e independentes de nossa vontade, mas está inscrito no modus operandi da economia capitalista globalizada. Se há ainda alguma incerteza sobre o ritmo e a magnitude futura do aquecimento global, isso se deve ao fato de que esse ritmo e essa magnitude ainda dependem substancialmente da capacidade das sociedades contemporâneas de operar uma drástica ruptura civilizacional com seu DNA termo-fóssil, seu paradigma alimentar destrutivo da biosfera e seu sistema político e econômico de tomadas de decisão, concentrado nas mãos de conglomerados corporativos e de burocracias dos Estados-Corporações", escreve Luiz Marques.

O colapso socioambiental não é um evento, é o processo em curso

amazonas_para_la_vida

"O declínio pronunciado da biodiversidade nessa região do globo é, como se vê, bem estabelecido e os principais fatores do declínio são, como sempre, o desmatamento e o avanço da fronteira agropecuária", escreve Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp.

Brasil: A IPBES e o declínio da biodiversidade. Análise de Luiz Marques

CUADRO 2

A destruição e degradação conjuntas das coberturas vegetais do país constituem a mais fulminante destruição da biosfera.

Atlas do envenenamento alimentar no Brasil

31_10_2017_insetos_pxhere

“As consequências globais da atividade humana não são algo a ser enfrentado no futuro. Elas estão conosco agora. Todas essas mudanças estão em curso e em muitos casos, em aceleração. Muitas delas foram desencadeadas bem antes de que sua importância fosse reconhecida."

O agronegócio e o declínio dos insetos

brasil2

"A reação da sociedade a essa política de terra arrasada começa a se esboçar, como disso dá mostras uma petição da Avaaz que já conta com muitos milhares de assinaturas e cujas adesões avançam a passos largos" escreve Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp, em artigo publicado por Jornal da UNICAMP.

Brasil: Em defesa da Amazônia e do Cerrado