Brasil: organizações se mobilizam contra hidrelétrica em Rondônia

Idioma Portugués
País Brasil

A Construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, provocou a mobilização dos movimentos sociais e entidades ambientais. A instalação das duas usinas poderá inundar uma área de 217 quilômetros, atingindo diretamente 21 vilas e comunidades nas proximidades de Porto Velho

Além destes problemas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) considera que a obra pretende atender outros interesses, conforme explica Marco Antônio Trierveiler, da coordenação do movimento.

"O interesse de construir estas barragens, que vem com o discurso de desenvolvimento e da integração entre os países, nada mais é do que um canal de escoação destes minérios existentes, da grande quantidade de minério que está sendo explorado ali na região, da questão da madeira e da soja"

As entidades e os movimento sociais lançaram, no mês de fevereiro, uma cartilha que descreve os impactos sócio-ambientais previstos com a obra. Este material foi distribuído gratuitamente em escolas, faculdades e organizações governamentais e não-governamentais, buscando a conscientização das comunidades sobre o problema.

A pesca, principal fonte de renda dos ribeirinhos nesta região, também poderá ser comprometida pela contaminação do mercúrio. Segundo pesquisadores, o leito do Rio Madeira já está poluído pelas atividades de garimpo, e outras ações de impacto como esta poderão remexer o metal e provocar sua infiltração nos lençóis freáticos que fornecem água para parte da cidade de Porto Velho. (Agência Notícias do Planalto)

Gisele Barbieri
de Brasília

Fonte: Brasil de Fato, http://www.brasildefato.com.br

Comentarios