Instituto Humanitas Unisinos

Feminismo y luchas de las Mujeres

“Não são simples agressões a alguém que trabalha pelos direitos; elas têm um claro caráter de gênero. Enfrentamos uma realidade em que nós, além de corrermos os mesmos riscos que enfrentam os ativistas homens, corremos riscos específicos, próprios de sermos mulheres”, diz Alda Facio, especialista independente da ONU em discriminação contra a mulher, que visitou Madri para falar sobre o aumento das agressões.

Dia da mulher: ativistas denunciam escalada de ataques na América Latina

Minería

"A questão mineral em toda a região amazônica se transformou em um crime de lesa pátria. A entrega dos minérios à exploração privada transformou esta atividade em uma ação criminosa contra o povo brasileiro e em especial contra as populações amazônicas."

Mineração Criminosa. Um depoimento

povos indigenas

“Na conturbada situação do país, os povos indígenas não querem servir de moeda de barganha, na disputa do poder. Por isso estão atentos, vigilantes e mobilizados. A presença de delegações em Brasília é de grande importância para que não prevalecem ações anti-indígenas. A presença nos diversos espaços dos poderes dá visibilidade a seus direitos e procura evitar retrocessos e perda de direitos constitucionais. As caminhadas, passeatas e visita a gabinetes, ministérios e órgãos do poder público são, muitas vezes ásperas e longas. Ontem tiveram um duro debate com a coordenação da Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI, por 4 horas, das 5 às 9 horas da noite”, informa Egon Heck, do secretariado nacional do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

Povos indígenas do Brasil: situação cada vez pior!

Tierra, territorio y bienes comunes

Secretário-executivo do Cimi afirma que crescente onda de violência contra os indígenas tem relação com disputas de terra e discursos de incitação proferidos por deputados.

Brasil: 'Ódio e violência contra indígenas têm relação com bancada ruralista no Congresso'

Crisis climática

"A empresa Exxonmobil, a maior petrolífera do mundo, na última década gastou milhões de dólares montando um time de pesquisadores para manipular a opinião pública sobre o aquecimento, usando o poder econômico para desacreditar a tese do IPCC sobre o aquecimento global e a mudança do clima no planeta", escreve Heitor Scalambrini Costa, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Mudanças climáticas versus interesses privados

Semillas

"Os Bancos de Sementes Crioulas se constitui como uma das principais formas agroecológicas de resistência adotada pelos movimentos sociais camponeses e agricultores, em oposição ao avanço das sementes controladas pelas corporações, sejam sementes híbridas ou transgênicas", esclarece Roberto Naime, colunista, Doutor em Geologia Ambiental e docente na Universidade Feevale, em artigo publicado por EcoDebate, 05-01-2016.

Uso de sementes crioulas na resistência camponesa em ambiente agroecológico

Minería

"Para a Vale, a BHP, para o governo federal, para os deputados financiados pelas grandes mineradoras que querem mudar o Código da Mineração, tem coisas que é melhor não pensar — pois pensar demais pode atrapalhar os lucros", escreve Felipe Milanez, jornalista, em artigo publicado por CartaCapital, 12-11-2015.

Brasil - Mariana: desastres viram chance de ganhar dinheiro sobre o sofrimento

ihu

"A retomada das sessões da Comissão para tratar da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 215 “denota uma clara ofensiva ruralista contra os direitos territoriais indígenas, além dos direitos das comunidades quilombolas e dos direitos de natureza ambiental, que pertencem a toda a coletividade brasileira”, afirma Maurício Guetta."

Brasil - PEC 215: a expressão da disputa de terras no país. Entrevista especial com Maurício Guetta