Brasil

Samarco

Uma “bomba-relógio” com metais pesados continua ameaçando o estuário do Rio Doce, mesmo após dois anos e meio do vazamento de 50 milhões de metros cúbicos (m3) de rejeitos de mineração do reservatório da Samarco, localizado no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (Minas Gerais).

Brasil: Lama da Samarco pode ser “bomba-relógio” de metais pesados no Rio Doce

desmatamento

Apesar de a política brasileira de combate ao desmatamento ter sido aprimorada nos últimos anos, um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e da Universidade de Brasília - UnB demonstra que as barganhas concedidas pelo Estado brasileiro até 2016 podem reverter os índices de desmatamento no país e comprometer a meta brasileira de redução das emissões de gás carbônico assumidas no Acordo de Paris.

Pressão pró-desmatamento e barganhas políticas comprometem metas brasileiras de emissão de gás carbônico. Entrevista especial com Raoni Rajão

veneno

Ruralistas colocaram a saúde do país em xeque: vamos mesmo seguir um futuro cheio de agrotóxicos? A sociedade diz que não.

Um campo de batalha no prato dos brasileiros

fumigación

Os especialistas manifestaram preocupação com o Projeto de Lei 6.299/2002, que modifica a lei número 7.802 de 11 de julho de 1989, que aborda pesquisa, teste, produção, embalagem e rotulagem, transporte, armazenamento, comercialização, publicidade comercial, uso, importação, exportação, destinação final de rejeitos assim como registro, classificação, controle e inspeção de pesticidas.

‘PL do Veneno’: Mudanças na lei de agrotóxicos no Brasil violariam direitos humanos, afirmam relatores da ONU

Corporaciones

Relator do projeto de lei que flexibiliza regras para a liberação de agrotóxicos, o deputado Luiz Nishimori (PR-PR) está por trás de duas empresas que vendem venenos agrícolas.

Brasil: Relator do projeto dos agrotóxicos é dono de empresas do setor

brasil

"Se olharmos para o Brasil, entre 2007 e 2017, já somamos mais de 107 mil casos de intoxicação e 3.452 mortes, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde".

Brasil atua na contramão ao aprovar a liberação de mais veneno

brasil

"As investidas e ameaças por parte dos fazendeiros, por meio de pistoleiros e outras formas de amedrontamento, infelizmente, tem se tornado parte da rotina da aldeia".

Brasil: Em constante conflito, povo Kanela do Araguaia luta para defender seu território en Mato Grosso

Por MPA
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"A Comissão Pastoral da Terra, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou recentemente mais um duro relato da violência no Campo, os dados coletados em 2017 através do seu caderno de Conflitos no Campo que vêm sendo publicado anualmente a mais de 3 décadas nos mostra como o golpe institucionalizou a licença para a matar camponeses, indígenas e quilombolas em nosso país".

Brasil: Agro é violência