Brasil

Sem Terra reocupam latifúndio improdutivo na Bahia

Com a ocupação, os trabalhadores denunciam, perante a sociedade e aos órgãos públicos, que o latifundiário possui várias fazendas no município que não cumprem sua função social.

Brasil: Sem Terra reocupam latifúndio improdutivo na Bahia

Tierra, territorio y bienes comunes

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou nesta terça-feira (5) um balanço da questão agrária no Brasil em 2015. Em relatório, pastoral aponta que 2015 foi ano de muitos retrocessos, e que só com organização e mobilizações esse cenário irá se reverter.

Brasil - CPT: desafio para povos do campo em 2016 será enorme

Agua

De 38 berçários naturais de várias espécies de peixes nativos do rio São Francisco, apenas cinco estão preservados no Centro-Oeste de Minas.

Brasil: Lagoas que abastecem de peixes o Rio São Francisco em Minas estão destruídas

Produção da agroecológica de Umuarama segue ideal para reduzir incidência de agrotóxicos

Há sete anos o Brasil ocupa o primeiro lugar no uso de agrotóxicos, com crescimento aproximado de 190%, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar de o setor agrícola ser responsável por esse cenário alarmante, ainda é possível mudar. Um exemplo vem da Feira de Agroecologia, Inclusão Social, Cultura e Arte (Faísca) de Umuarama, que só comercializa produtos sem adição de agrotóxico ou adubos químicos.

Brasil: Produção da agroecológica de Umuarama segue ideal para reduzir incidência de agrotóxicos

Tierra, territorio y bienes comunes

O ano de 2015 foi marcado pelo desmonte de órgãos do Governo e por cortes de recursos públicos para a Reforma Agrária e demarcação de territórios quilombolas e indígenas. A aliança do Estado brasileiro com o agronegócio se intensificou, atingindo diretamente o conjunto dos povos do campo. A violência contra as comunidades camponesas e povos indígenas foi praticada não só pela lógica do capitalismo, como também pelo Estado brasileiro.

Balanço da questão agrária no Brasil em 2015

Tierra, territorio y bienes comunes

"O movimento indígena é unânime ao defender que a demarcação de terras é o único mecanismo capaz de superar definitivamente os conflitos entre indígenas e produtores rurais. Mas os entraves para que os territórios sejam restituídos se multiplicaram nos últimos anos."

Brasil - Retrocessos nas demarcação de terras indígenas: Mais longe da terra

Megaproyectos

Maior obra em construção do país, a hidrelétrica de Belo Monte recebeu R$ 3,7 bilhões de financiamento a juros subsidiados do BNDES para a compra de máquinas e equipamentos. Deste total, R$ 1,6 bilhão (43,2%) será pago pelos contribuintes.

Brasil: Governo subsidiou 43% dos equipamentos da hidrelétrica de Belo Monte

Nota do MST sobre as ocupações irregulares de lotes da Reforma Agrária

O Movimento reitera que contribuirá com as autoridades para que todas as injustiças e irregularidades cometidas sejam investigadas e, sendo comprovadas, sejam punidas.

Brasil: Nota do MST sobre as ocupações irregulares de lotes da Reforma Agrária