Biodiversidade, sustento e culturas #112

A Alianza Biodiversidad está compartilhando o número 112 da Revista Biodiversidade, sustento e culturas em português. Para as organizações coeditoras, esta edição é um divisor de águas: marca a partida terrena do colega, irmão e amigo Carlos, o Carlitos Vicente.

EDITORIAL

A foto mostra Esperanza caminhando entre as fileiras de ônibus, com seu bebê transportado em um carrinho para deixá-lo em um lugar seguro — geralmente com uma das companheiras de mais confiança —, antes de embarcar naqueles veículos que a levarão às lavouras, junto com homens e mulheres, para cumprir uma exaustiva jornada de trabalho. São 4 da manhã.

Como tantas outras mulheres do planeta, como tantas defensoras, com a vida no centro, Esperanza inicia a defesa da vida desde o mais íntimo da criação e da proximidade com seu bebê, e irradia cuidados ao seu redor, como ondas concêntricas, até estendê-la na organização política, em defesa de um emprego que tenha condições de trabalho dignas, justas, seguras e saudáveis. Desdobra seus cuidados pela proximidade com outras companheiras e companheiros, pela alimentação saudável, pelo ensino, pela formação, pela esperança, pela ajuda mútua, para a defesa, juntas, organizadas, contra os patrões, os capatazes, mas também contra o patriarcado, o machismo, o assédio e a violência.

Da mesma forma, Marcha Noticias e Acción por la Biodiversidad resumem aqui seu projeto “Defensoras: la vida en el centro”, que têm publicado na página da biodiversidadla.org, e que apresentam aqui para nos redirecionar para a página onde podemos ler os testemunhos completos, as entrevistas, com mulheres luminosas de todo o continente.

Neste número 112 de Biodiversidade, sustento e culturas, acompanhamos este dossiê muito importante com outras experiências, testemunhos e propostas: circulam assim reflexões e histórias do que está acontecendo no Paraguai, Costa Rica, Brasil, Equador e México, mas também em nível mundial, irmanadas que defende a vida, quem defendemos a vida, a vida a partir do centro.

Este número, o 112, ficará também marcando a partida terrena do nosso irmão, Carlos, Carlitos Vicente, que tendo partido está, e estará sempre, com a sua presença indelével, entre nós.

E no eterno retorno, inicia-se também um novo ciclo da revista, renovando o processo de desenhá-la e concebê-la, para o qual damos as boas-vindas a Sebastián D´Amen como designer, que colaborará para dar um rosto à nossa Biodiversidade, sustento e culturas.

A versão editada no Brasil foi realizada pelo  Centro Ecológico.

Descargar la revista en PDF (3,47 MB)

Comentarios