CPT

Mortes em conflitos por terra disparam em 2021

Dados parciais da CPT: Violência contra ocupação e a posse, assassinatos de sem-terras e mortes em consequência disparam em 2021.

Mortes em conflitos por terra disparam em 2021

Por CPT
Voz da Terra:  25 de Julho - Dia do agricultor e da agricultora

"Hoje é um dia muito especial, pois estamos reunidos para celebrar o dia do agricultor e da agricultora. É em nome do Deus da vida que nos encontramos para celebrar a nossa caminhada e, desse modo, fortalecer a nossa fé numa sociedade justa e fraterna. Queremos trazer presente o Sonho do Bem Viver. Sonho dos povos indígenas da América em que o sonho do Bem viver é o seu fundamento".

Voz da Terra: 25 de Julho - Dia do agricultor e da agricultora

Por CPT
Balanço da Reforma Agrária 2019

Pensar o destino do Brasil, do Planeta e de todos os seus habitantes é pensar, principalmente, em quais protagonistas realizarão as mudanças necessárias. As empresas capitalistas globais têm seu projeto de futuro, mesmo que seja mesquinho e para poucos, no qual o lucro é o principal objetivo. O campesinato, os povos originários e a classe trabalhadora, na outra ponta, também colocam em curso o que pensam/fazem; neste caso, a Vida ganha centralidade. Há um ponto em comum entre esses projetos/pensar/agir: a Terra. 

Balanço da Reforma Agrária 2019

Por CPT
Tierra, territorio y bienes comunes

El informe anual de la Comisión Pastoral de la Tierra de Brasil (CPT-Vía Campesina) indica un nivel creciente de violencia en el territorio y conflictos por fuentes de agua en el campo de ese país. RMR recogió el testimonio de uno de los coordinadores de la CPT.

Audio - Brutal retroceso. Testimonio de Rubem Siqueira, de la Comisión Pastoral de la Tierra de Brasil

Por CPT
Padre_Amaro

"A prisão do Pe. Amaro é uma medida que vem satisfazer a sanha dos latifundiários da região que pretendem de toda forma destruir o trabalho realizado pela CPT, e desmoralizar os que lutam ao lado dos pequenos para ver garantidos os seus direitos".

Brasil: O avanço da criminalização não vai parar nossa missão!

Por CPT
1

"A face mais cruel do atual cenário é o crescimento dos conflitos e da violência no campo. Os números gritam. Em 2017, 65 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo (dados parciais), registrados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (CEDOC) da CPT.

Brasil: Tristes recordes da anti-reforma agrária

Por CPT
Brasil

A segunda edição do Seminário Internacional "Fundos de Pensões, Mercados Financeiros e Especulação do Território" será realizada amanhã, dia 15 de fevereiro, no Centro de Pós-Graduação da Universidade de Nova York (Graduate Center, CUNY), nos Estados Unidos da América, com início às 10 horas (no horário norte-americano).

Fundos de pensão estrangeiros e a aquisição de terras no Brasil em debate na Universidade de Nova York

Por CPT
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

A CPT torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Esse tipo de crime sempre ocorreu no campo brasileiro, apesar de apenas alguns terem ganhado destaque no cenário nacional.

Brasil: CPT lança página especial na internet sobre os massacres no campo

Por CPT