Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Coletiva de Imprensa: Veredito do Júri do Tribunal dos Povos do Cerrado

Condenação não tem efeito jurídico, mas deve servir para pressionar governos e empresas a mudarem políticas para impedir avanços da destruição. Cerrado ocupa 22% do território brasileiro.

Coletiva de Imprensa: Veredito do Júri do Tribunal dos Povos do Cerrado

Crédito: Ingrid Barros

Com esse lema, a Campanha em Defesa do Cerrado – uma articulação de 50 movimentos e organizações sociais – peticionou ao Tribunal Permanente dos Povos (TPP) para a realização de uma Sessão Especial para julgar o crime de ecocídio contra o Cerrado.

É tempo de fazer acontecer a justiça que brota da terra!

Tribunal Permanente dos Povos em Defesa dos Territórios do Cerrado

A Campanha em Defesa do Cerrado – uma articulação de 50 movimentos e organizações sociais – peticionou ao Tribunal Permanente dos Povos (TPP) para a realização de uma Sessão Especial para julgar o crime de ecocídio contra o Cerrado. 

Tribunal Permanente dos Povos em Defesa dos Territórios do Cerrado

Saberes dos povos do Cerrado e biodiversidade

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado lança o livro “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade”, fruto de um amplo processo colaborativo. O livro é uma ode aos povos do Cerrado, verdadeiros guardiões e multiplicadores das riquezas dessa imensa região.

Saberes dos povos do Cerrado e biodiversidade

sem cerrado

Por que transformar o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional é importante para o equilíbrio ambiental do Brasil e o que isso tem a ver com o acesso à terra e ao território? Para explicar melhor esse tema, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado irá fazer uma publicação semanal ao longo das próximas semanas, ao todo serão três postagens.

Brasil: A terra como direito de todos, o Cerrado como Patrimônio Nacional (Parte 1)

sem cerrado

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades desse bioma, lutando pela sua preservação. A legislação brasileira não garante plena proteção ao Cerrado. Apenas 11% do Cerrado é coberto por reservas ou Unidades de Conservação, comparados com quase 50% da Amazônia.

Campanha Nacional em Defesa do Cerrado: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida

08-09_dianacionaldocerrado_flyer

No próximo dia 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. Contudo, há poucos motivos para se comemorar: o bioma acumulou 1,9 milhão de hectares desmatados entre agosto de 2013 e julho de 2015, o equivalente a 1,7% da vegetação nativa remanescente. Apenas em 2015, uma área de 9.483 km² do Cerrado brasileiro foi devastada.

Brasil - Dia Nacional do Cerrado: organizações pedem apoio para proteger o bioma

Ganadería industrial

"Pequenos agricultores e indígenas falam sobre as dificuldades diante da perda de suas terras e territórios e os males causados pelos agrotóxicos. Relatos que ganham ainda mais força com um médico e um promotor que se opõem a esta lógica de desenvolvimento".

Video - Brasil: Seu churrasco tem soja?