MST - Brasil

La Reforma Agraria transforma el latifundio de Giacomet Marodin en una tierra de abundancia

El 17 de abril de 1996 está marcado en la historia del MST por dos episodios. Uno de ellos abrió al mundo la brutalidad con que operaba el Estado brasileño contra quienes se atrevieron a organizarse para luchar por el derecho a la tierra.

La Reforma Agraria transforma el latifundio de Giacomet Marodin en una tierra de abundancia

El MST movilizó 21 estados y realiza acciones en más de 50 localidades este #17Abril2021

Durante el 17 de Abril 2021, el Movimiento de trabajadorxs Rurales Sin Tierra, MST de Brasil, realizó acciones simbólicas de memoria y denuncia por los mártires de Eldorado do Carajás en más de 50 puntos del país, involucrando a 21 estados brasileños, además de actos simbólicos en las calles de Francia y un curso de formación en Haití. A las actividades internacionales asistieron miembrxs y amigxs del MST.

El MST movilizó 21 estados y realiza acciones en más de 50 localidades este #17Abril2021

Os que lutam toda vida são imprescindíveis

É com grande pesar que nos despedimos do companheiro Valquimar Reis, nosso estimado Joaquin Piñero ou Kima, como era carinhosamente chamado pela militância Sem Terra. Joaquin faleceu na noite desta última quinta-feira (11/3), após complicações em seu estado de saúde.

Os que lutam toda vida são imprescindíveis

Marcha das Mulheres Sem Terra em Brasília, no mês de março de 2020. Foto: Manuela Martinoya.

Ações unificadas serão realizadas contra as violências, os retrocessos do governo Bolsonaro e pela vacinação em todo país.

Mulheres Sem Terra mobilizam-se em defesa da vida neste 8 de março

Manifesto mulheres na luta pela vida

Neste 8 de março de 2021, nós, mulheres de todo o Brasil, de todas as raças, etnias, idades, identidades, orientações sexuais, territórios, de tantas nacionalidades que aqui vivemos, quilombolas, indígenas, no campo, nas águas, florestas e cidades, nos mobilizamos no Dia Internacional de Luta das Mulheres para gritar com indignação e fúria feminista fora Bolsonaro! Vacina para toda a população! Auxílio emergencial já! Pelo fim das violências contra as mulheres! 

Manifesto mulheres na luta pela vida

- Marcha Lula Livre em direção a Brasília. Foto: Luiz Fernando.

"Seguimos na Resistência Ativa, nos nossos territórios enfrentando as políticas de desmonte da reforma agrária e as tentativas de privatização das terras, contra a entrega de 25% de cada município para o capital estrangeiro, a regularização da grilagem e a apropriação dos bens naturais. Denunciamos o modelo do agronegócio e da mineração como grandes culpados da eclosão das pandemias, por seu modelo de destruição das florestas e da biodiversidade, e da produção animal em escala industrial".

Carta do MST ao povo brasileiro: por mudanças urgentes! Em defesa da vida e da esperança!

O despejo violento do Assentamento Quilombo Campo Grande foi um dos exemplos de violações de direitos humanos no Brasil em 2020 (foto: MST)

Na semana em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 72 anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou-se em uma série de ações que ratificam sua luta por igualdade e justiça social.

Em semana histórica, MST reafirma a luta por direitos humanos no Brasil

Foto: Gabriel Bicho

A semana: Plantemos a Resistência: Contra o Genocídio e os Despejos – que faz parte do Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis, lançado pelo MST no início do ano de 2019 – é uma resposta ao desmatamento recorde, às queimadas que assolam o país e à política exercida pelo governo Bolsonaro.

MST realiza jornada nacional de plantio de árvores em todo o Brasil