Brasil

Dez pautas-bomba que ameaçam desmontar a legislação ambiental no país

No último dia 8 de junho, o promotor Daniel Martini, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, fez um alerta durante a audiência pública “Os agrotóxicos e a (in) segurança alimentar”, realizada no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa gaúcha. A legislação ambiental do país vem sendo atacada fortemente no Brasil, em especial no Congresso Nacional, inclusive com projetos que acabam com a exigência do licenciamento ambiental.

Brasil: Dez pautas-bomba que ameaçam desmontar a legislação ambiental no país

Agroecología

Em entrevista à Página do MST, Tardin explicou os motivos desse projeto e afirmou que em cinco anos ele poderá se tornar uma experiência nacional e de referência nas escolas do campo.

MST vai inserir o tema da agroecologia na educação básica das escolas do campo

17197790730_c4b48113e9_z-1

La unidad construida por la clase trabajadora en el mundo será el marco político del Encuentro Internacional de la Juventud en Lucha que se extiende del 21 al 26 de Junio, durante el 1er Festival Internacional de la Utopía en Maricá, Río de Janeiro, Brasil.

Festival Internacional de la Utopía en Maricá - Brasil: En defensa de un nuevo proyecto de sociedad

seguramca

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regida pelo lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. O intuito foi sensibilizar a sociedade brasileira, ampliar a participação da juventude e democratizar os conceitos de soberania e segurança alimentar e nutricional com suas várias dimensões – social, econômica, política, ambiental e cultural.

Brasil: Relatório Final 5 ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

b1

Famílias de quatro assentamentos, comunidades de pequenos agricultores, pescadores e marisqueiros participam diretamente das atividades da escola, garantindo que a educação seja um elemento transversal.

Brasil: Educação de tempo integral é uma realidade na Bahia

13443261_114_o

"PAD e FEACT- Brasil repudiam com veemência estas ações paramilitares, que com a conivência do poder público, culminaram em mais um líder indígena assassinado em terras brasileiras e cinco indígenas feridos com risco de morte".

Brasil: Nota de repúdio ao massacre dos Indígenas no Mato Grosso do Sul

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"Desde agosto de 2015, quando foi assassinado o líder Simeão Vilhalva, no tekohá Nhenderú Marangatu, foram registrados mais de 25 ataques paramilitares contra comunidades do povo Guarani-Kaiowá no estado".

Brasil: Massacre de Caarapó e o assassinato do Guarani e Kaiowá Clodieldo de Souza

Por CIMI
Movimientos campesinos

Unos 1400 integrantes del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra de Brasil (MST) ocuparon la madrugada de este lunes una fábrica de la empresa Suzano Papel y Celulosa en el municipio de Mucuri, estado de Bahia.

MST de Brasil ocupó y paralizó actividades de gigante de la celulosa en estado de Bahía