Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

Observatório sobre agronegócio no Brasil começa um trabalho possibilitado por campanha de financiamento coletivo; projeto destaca impactos sociais e ambientais desse modelo econômico.

Brasil: De olho nos ruralistas inicia projeto e lança site

Por MPA
Transgénicos

Governo golpista faz manobras para liberação de milho transgênico sem aprovação no Brasil. A Campanha esteve presente na plateia da última reunião da CTNBio, órgão que autoriza o cultivos de transgênicos no Brasil.

Brasil: CTNBio quer enfiar transgênicos não avaliados pela nossa goela abaixo

29353239131_77441d6296_b_0

José Araújo Silva, 60 anos, também conhecido como Brilhoso, veio de Degredo, distrito de Linhares, no Espírito Santo, para conhecer a realidade dos atingidos pela Samarco que moram em Mariana e região. Ele ouve atento as denúncias, os relatos, vê as lágrimas de homens e mulheres que choram a destruição das comunidades, a poluição dos rios, os impactos profundos e crescentes provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, ocorrida há 10 meses.

“Antes eu vivia da pesca, hoje de ajuda da família”, denuncia atingido pela Samarco

Por MAB
Tierra, territorio y bienes comunes

"Os agrotóxicos chegam com a chuva e se concentram com o clima frio. Eles afetam o solo e as nascentes. No topo das montanhas, a contaminação é maior do que nas áreas mais baixas".

Brasil: Chuva de veneno ameaça parques nacionais

29467691696_cf579098cf_z

Movimientos populares, entidades sindicales y pastorales que actúan en el campo realizan durante este semana la “Jornada de Luchas Unitarias de los Trabajadores y Trabajadoras y Pueblos del Campo y de las Florestas”.

Jornadas de Luchas del Campo en Brasil

Trabalhadores e trabalhadoras mobilizadas em frente ao Incra no RJ. Foto: Pablo Vergara

Até o momento, cerca de 12 mil pessoas estão mobilizadas em dez estados. Começou nessa segunda-feira (5) e vai até a próxima quarta (7) em todo país, a Jornada de Lutas Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, organizada por movimentos populares, sindicais e pastorais que atuam no campo brasileiro.

Jornada Unitária do campo segue mobilizando milhares de pessoas em todo país

Tierra, territorio y bienes comunes

"Estamos mobilizados para defender a democracia, a soberania territorial e alimentar e para impedir qualquer retrocesso aos direitos conquistados pela classe trabalhadora". O documento faz parte da Jornada de Lutas Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, que ocorre de 05 a 07 de setembro, em todo o país.

Manifesto para a sociedade brasileira dos Movimentos Populares do Campo Brasileiro

brazil2014-boats

Povos indígenas, comunidades locais - e provavelmente a própria Terra - estão respirando um suspiro de alívio e comemorando uma grande vitória. Após anos de organização e uma série de importantes estudos ambientais, a mega barragem São Luiz do Tapajós, o maior projeto hidrelétrico planejado para a Amazônia, foi cancelado.

Projeto de Mega-Barragem no Brasil Interrompido: Grupos de base comemoram vitória