APIB

Marcha de protesta indígena en Brasilia, Brasil. Foto: Apib Comunicação

Una cuarta parte de la selva amazónica está amenazada de destrucción. El presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, pretende liberar territorios indígenas para proyectos de minería y construir más represas en los ríos. Utiliza como pretexto la guerra en Ucrania y la supuesta escasez de fertilizantes de potasa en la agricultura.

Frenar el ataque de Bolsonaro a la selva amazónica y a los pueblos indígenas de Brasil

Por APIB
Foto: Egar Kanayko (Apib)

Mais de 7 mil indígenas, de 200 povos do país, marcharam pela demarcação dos territórios e contra a agenda anti-indígena do governo brasileiro; o ato fez parte da programação do Acampamento Terra Livre - ATL 2022.

Indígenas de todo o país marcham em defesa da demarcação dos territórios, em Brasília

Por APIB
Dosier Internacional de denuncias de los pueblos indígenas de Brasil

Presentamos al mundo este Dosier Internacional de Denuncias que registra las graves violencias y amenazas que se ciernen sobre la vida, las personas y los territorios de los pueblos originarios de Brasil. Nuestra preocupación es elaborar un texto conciso y objetivo que permita comprender en toda su dimensión lo que ocurre actualmente en Brasil.

Dosier Internacional de denuncias de los pueblos indígenas de Brasil

Por APIB
Acampamento “Luta pela Vida”. Foto: Apib.

Lideranças indígenas de 170 povos estão mobilizadas no acampamento Luta pela Vida, pela garantia de seus direitos originários e contra o marco temporal.

Com 6 mil pessoas em Brasília, povos indígenas realizam maior mobilização pós Constituinte

Por APIB
Sangue indígena: nenhuma gota a mais

Diante da crescente ameaça e dos retrocessos impostos pelo Estado aos povos originários do país, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil lança, esta semana, a campanha “Sangue Indígena: nenhuma gota a mais”, com o objetivo de mobilizar a sociedade pelos direitos indígenas. Organize seu território. Conecte suas redes. A luta indígena é permanente e precisa do seu apoio.

Sangue indígena: nenhuma gota a mais

Por APIB
pueblos originarios de Brasil

O STF não pode legitimar o genocídio e as violações cometidas contra os povos indígenas no último século. Participe desta luta e diga você também: #MarcoTemporalNão. A história dos povos indígenas não começou em 1988 e não pode ser interrompida!

Brasil: "Nossa história não começa em 1988"

Por APIB
Contra a militarização da Funai e os golpes do Governo Temer contra os direitos indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vem de público manifestar novamente seu veemente repúdio à determinação do Governo Temer de ignorar os posicionamentos já expressados anteriormente contra a militarização, o loteamento partidário de cargos e o desmonte em curso da Fundação Nacional do Índio (Funai) para atender os anseios das bancadas evangélica e ruralista principalmente que apoiaram o impeachment para dar sustentação a sua agenda antipopular e anti-indígena.

Contra a militarização da Funai e os golpes do Governo Temer contra os direitos indígenas

Por APIB
Protesta Brasil 1

Um protesto pacífico de mais de três mil indígenas foi atacado com bombas de efeito moral e gás pela policia na frente do Congresso, na tarde de hoje (25/4). Os manifestantes foram dispersados após tentarem deixar quase 200 caixões no espelho de água do Congresso.

Brasil: Protesto pacífico de povos indígenas é atacado pela polícia no Congresso

Por APIB