APIB

Dosier Internacional de denuncias de los pueblos indígenas de Brasil

Presentamos al mundo este Dosier Internacional de Denuncias que registra las graves violencias y amenazas que se ciernen sobre la vida, las personas y los territorios de los pueblos originarios de Brasil. Nuestra preocupación es elaborar un texto conciso y objetivo que permita comprender en toda su dimensión lo que ocurre actualmente en Brasil.

Dosier Internacional de denuncias de los pueblos indígenas de Brasil

Por APIB
Acampamento “Luta pela Vida”. Foto: Apib.

Lideranças indígenas de 170 povos estão mobilizadas no acampamento Luta pela Vida, pela garantia de seus direitos originários e contra o marco temporal.

Com 6 mil pessoas em Brasília, povos indígenas realizam maior mobilização pós Constituinte

Por APIB
Sangue indígena: nenhuma gota a mais

Diante da crescente ameaça e dos retrocessos impostos pelo Estado aos povos originários do país, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil lança, esta semana, a campanha “Sangue Indígena: nenhuma gota a mais”, com o objetivo de mobilizar a sociedade pelos direitos indígenas. Organize seu território. Conecte suas redes. A luta indígena é permanente e precisa do seu apoio.

Sangue indígena: nenhuma gota a mais

Por APIB
pueblos originarios de Brasil

O STF não pode legitimar o genocídio e as violações cometidas contra os povos indígenas no último século. Participe desta luta e diga você também: #MarcoTemporalNão. A história dos povos indígenas não começou em 1988 e não pode ser interrompida!

Brasil: "Nossa história não começa em 1988"

Por APIB
Contra a militarização da Funai e os golpes do Governo Temer contra os direitos indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vem de público manifestar novamente seu veemente repúdio à determinação do Governo Temer de ignorar os posicionamentos já expressados anteriormente contra a militarização, o loteamento partidário de cargos e o desmonte em curso da Fundação Nacional do Índio (Funai) para atender os anseios das bancadas evangélica e ruralista principalmente que apoiaram o impeachment para dar sustentação a sua agenda antipopular e anti-indígena.

Contra a militarização da Funai e os golpes do Governo Temer contra os direitos indígenas

Por APIB
Protesta Brasil 1

Um protesto pacífico de mais de três mil indígenas foi atacado com bombas de efeito moral e gás pela policia na frente do Congresso, na tarde de hoje (25/4). Os manifestantes foram dispersados após tentarem deixar quase 200 caixões no espelho de água do Congresso.

Brasil: Protesto pacífico de povos indígenas é atacado pela polícia no Congresso

Por APIB
Tierra, territorio y bienes comunes

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) rechaça declarações de novo ministro da Justiça que relativizam a luta dos povos indígenas por seus territórios Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Osmar Serraglio, o recém-nomeado ministro da Justiça, criticou índios e disse que “terra não enche a barriga de ninguém”.

Brasil: Ministro da Justiça desqualifica luta dos povos indígenas, afirma Apib

Por APIB
Pueblos indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) repudia a nomeação do ruralista Osmar Serraglio como Ministro da Justiça a qual caracteriza mais um golpe contra os direitos dos povos indígenas.

Brasil: Povos Indígenas repudiam o ministro da Justiça anti-indígena

Por APIB