APIB

Tierra, territorio y bienes comunes

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) rechaça declarações de novo ministro da Justiça que relativizam a luta dos povos indígenas por seus territórios Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Osmar Serraglio, o recém-nomeado ministro da Justiça, criticou índios e disse que “terra não enche a barriga de ninguém”.

Brasil: Ministro da Justiça desqualifica luta dos povos indígenas, afirma Apib

Por APIB
Pueblos indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) repudia a nomeação do ruralista Osmar Serraglio como Ministro da Justiça a qual caracteriza mais um golpe contra os direitos dos povos indígenas.

Brasil: Povos Indígenas repudiam o ministro da Justiça anti-indígena

Por APIB
Tierra, territorio y bienes comunes

"Continuaremos empenhados e mobilizados em luta pela efetivação dos nossos direitos", advertem os povos indígenas, em manifesto divulgado ao final do 13º Acampamento Terra Livre (ATL), organizado pela Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib) e apoiado por entidades da sociedade civil, entre 10 e 12/5/2016, em Brasília.

Brasil: Manifesto do XII Acampamento Terra Livre

Por APIB
Pueblos indígenas

Nós, mais de 150 lideranças indígenas de todo o Brasil, reunidos em São Paulo no contexto do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, comemorado todo dia 09 de agosto, e por ocasião do II Fórum Nacional das Culturas Indígenas, realizado nesta cidade entre os dias 11 e 17 deste mês, viemos de público denunciar e repudiar os ataques sistemáticos do Estado brasileiro e de interesses privados de setores da sociedade brasileira aos direitos dos nossos povos.

Brasil: Manifesto contra os ataques aos direitos indígenas

Por APIB

O Movimento Indígena decidiu romper relações com o Governo Federal. Indignados com o descaso e paralisia demonstrados pelo governo Dilma Rousseff diante dos graves problemas enfrentados pelos mais de 230 povos em todo país

Brasil: movimento indígena interrompe diálogo com o Governo

Por APIB
Crisis climática

"Recusamos o olhar mercantilista com que mais uma vez agentes externos, nacionais ou internacionais, se aproximam de nossos territórios e povos, incentivando-os a se envolver em potenciais negócios milionários, sem antes entender a complexidade das mudanças climáticas, além de seus efeitos ou impactos, considerando a história e o contexto da atual crise, que não é só climática, mas também econômica, energética, ambiental, social e de valores."

Sobre a mudança climática, o governo brasileiro e os povos indígenas

Por APIB