IDEC

Por que a Cúpula Alimentar da ONU será infértil

Começa em 23/9 encontro sobre tema de extrema relevância, no mundo à beira do colapso climático. Mas domínio da indústria de ultraprocessados e do agronegócio deve interditar soluções reais — que existem, como mostra nosso texto.

Por que a Cúpula Alimentar da ONU será infértil

Por IDEC
Tem veneno nesse pacote

No Idec, discutimos há anos os malefícios trazidos pelo consumo de produtos ultraprocessados, os problemas da contaminação de alimentos com agrotóxicos e a ausência de medidas eficazes para a proteção da saúde dos consumidores. Agora, em uma pesquisa inédita no país, descobrimos que diversos ultraprocessados consumidos pelos brasileiros também contêm agrotóxicos.

Tem veneno nesse pacote

Por IDEC
10 mitos e verdades sobre agrotóxicos

No país que lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos e que ao mesmo tempo pode aprovar um projeto de lei que facilita ainda mais o acesso a esses venenos, torna-se fundamental, mais do que nunca, trazer à luz questões sobre o tema. Em tempos de fake news, esclarecer termos e mostrar evidências são formas de ampliar o debate sobre agrotóxicos, deixando claro seus riscos para a população e para o meio ambiente.

10 mitos e verdades sobre agrotóxicos

Por IDEC
header-campanha-180423

Com o presença de apenas dois senadores, Comissão do Meio Ambiente vota pelo fim de rótulo que identifica produtos transgênicos. Para defender a rotulagem de transgênicos, envie uma mensagem aos senadores.

Brasil: Apoie a continuação da rotulagem de alimentos transgênicos!

Por IDEC
transgenicos_simbolo_2

Com o presença de apenas dois senadores, Comissão do Meio Ambiente vota pelo fim de rótulo que identifica prodFoi aprovado ontem (17) na CMA (Comissão de Meio Ambiente do Senado), o projeto de lei que retira o "T" dos rótulos dos alimentos e produtos transgênicos. Envie uma mensagem aos senadores para defender a rotulagem de transgênicos.

Brasil: Comissão do Senado aprova PL que desobriga a rotulagem de transgênicos

Por IDEC
Transgénicos

"O Idec assinou junto a outras entidades um ofício de urgência pedindo a suspensão da liberação comercial do milho trangênico NK603 no Brasil após a publicação do primeiro estudo de longo prazo sobre os efeitos do produto no organismo."

Brasil: entidades pedem a suspensão do milho transgênico da Monsanto

Por IDEC
Ganadería industrial

Ao lado de outras 22 organizações de consumidores, entidade quer que OPAS e FAO regulem as granjas industriais para evitar que o mau uso de resíduos de hormônios e antibióticos em criações intensivas propicie o surgimento de novos vírus e bactérias

Gripe suína: Consumers International cobra controle das condições sanitárias nas granjas industriais

Por IDEC

O Idec e o Ministério Público Federal (MPF) ganharam mais uma batalha na luta contra os transgênicos. Os rótulos de alimentos que tenham qualquer elemento geneticamente modificado deverão alertar o consumidor e informar a presença de transgênicos

Brasil: produtos com transgênicos devem trazer alerta no rótulo

Por IDEC