Brasil

Agrotóxicos

O Brasil vive um drama: ao acordar do sonho de uma economia agrária pujante, o país desperta para o pesadelo de ser, pelo quinto ano consecutivo, o maior consumidor de agrotóxicos do planeta.

Agrotóxicos encontram mercado fértil em terras brasileiras

Minería

O rio Xingu vai deixar de ser palco exclusivo de Belo Monte, a polêmica geradora de energia em construção no Pará. Em uma região conhecida como Volta Grande do Xingu, na mesma área onde está sendo erguida a maior hidrelétrica do país, avança discretamente um megaprojeto de exploração de ouro.

Brasil: projeto bilionário de grupo canadense quer extrair ouro no Xingu

Agrotóxicos

Enquanto a taxa mundial de consumo de agrotóxicos nos últimos 10 anos cresceu 93%, no Brasil esse índice quase triplicou chegando a 190% de aumento.

Brasil: uso de agrotóxico no país quase triplica em 10 anos

Transgénicos

Desde 1999 a AS-PTA publica este boletim semanal dedicado à atualização de informações e análises sobre a tragédia representada pelo avanço do uso de transgênicos na agricultura bem como sobre as variadas formas de resistência organizadas pela sociedade civil. Chegamos esta semana à edição de número 600 de nosso boletim. Números redondos são um convite à reflexão.

Boletim 600 traz um convite à reflexão

Pueblos indígenas

Indígenas Guarani Kaiowá sofreram mais um ataque de pistoleiros em Paranhos, no Mato Grosso do Sul, divisa do Brasil com o Paraguai. Segundo lideranças que estão no local, na segunda-feira, 10, cerca de 30 homens armados sitiaram o acampamento, destruíram barracos e roubaram os pertences das famílias desabrigadas.

Brasil: latifundiários atacam acampamento indígena pela quarta vez em um mês

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

El conflicto agrario entre indígenas Guaraní-Kaiowá y hacendados del estado de Mato Grosso do Sul, en el sudoeste de Brasil, es un polvorín a punto de estallar.

Brasil, Mato Grosso do Sul: una guerra anunciada

Crisis energética

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que tem pautado sua luta histórica na defesa das populações atingidas por hidrelétricas, e junto com demais setores organizados propõe a construção de um Projeto Energético Popular para o Brasil, ao analisar o anúncio feito pelo governo brasileiro no último dia 11 de setembro, vem a público manifestar sua posição.

Brasil: Posição do MAB frente ao pacote de energia elétrica do governo

Por MAB
ESCUELA_DE_COMUNICACIOON_1

"La II Escuela de Comunicación Popular de la CLOC-VC que arranca el próximo 15 de septiembre y que irá hasta finales de mes, ha convocado a cerca de 40 delegados del continente la sede será el Centro de Formación Política del Movimiento de Pequeños Agricultores, MPA, ubicado en Río Grande del Sur, Brasil."

Brasil: se acerca la II Escuela de Comunicación Popular de la CLOC-VC