Brasil

MST ocupa terrenos improductivos controlados por Temer

La ocupación ocurrió en la hacienda Esmeralda en Duartina, un municipio en el interior de Sao Paulo (Brasil). Unas 350 mujeres y hombres campesinos integrantes del Movimiento de Trabajadores Sin Tierra (MST) de Brasil ocuparon este miércoles 1.500 hectáreas de tierras ociosas controladas por el mandatario de facto Michel Temer.

Brasil: MST ocupa terrenos improductivos controlados por Temer

Por TeleSUR
brasil

As mulheres denunciam a crise hídrica em Mucuri, a pulverização aérea, os monocultivos e uso de sementes transgênicas.

Brasil: No Extremo Sul da Bahia, mil mulheres Sem Terra ocupam a fábrica de celulose da Suzano

fearnside

"É fácil chegar à constatação de que a construção de hidrelétricas no Brasil “tem prioridade justamente porque suas construções envolvem muito dinheiro, dão oportunidade para a corrupção e sustentam o lobby das empreiteiras para conseguirem contratos de grandes barragens que têm uma produção pífia de energia."

Brasil: Hidrelétricas sustentam o lobby das empreiteiras por contratos de grandes barragens e pífia produção de energia. Entrevista especial com Philip M. Fearnside

kanatsi-e-hiwa-04032018092944357

A morte de uma língua não é apenas uma questão de comunicação no dia a dia: a preservação da cultura de um povo depende da preservação do seu idioma. “Se a língua se perde, se perde a medicina, a culinária, as histórias, o conhecimento tradicional. No idioma estão a questão da identidade, o conhecimento do bosque, do mato, dos bichos”.

O que faz o Brasil ter 190 línguas em perigo de extinção

Brasil 1

No assentamento Luiz Beltrame, as famílias denunciam a situação de violência, os problemas de saúde, a contaminação da água, da terra e do ar provocadas pelos produtos químicos.

Brasil - O veneno que vem pelo céu: estação ecológica e assentamento no interior de SP são contaminados pela pulverização aérea

br-Reforma-Agrari

Há os que pensam e afirmam que Reforma Agrária é coisa do passado. Enganam-se ou querem enganar. A Reforma Agrária é uma necessidade nacional para os que pensam o desenvolvimento brasileiro com justiça social, equilíbrio ambiental e distribuição racional da população no espaço geográfico do país.

Brasil: Atualidade da Reforma Agrária

Pará

“Barcarena não só poderá ser maior do que Mariana, como também pode colocar em xeque todo o poder da indústria extrativa do Brasil”. É o que declara ao TUTAMÉIA Charles Trocate, da coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), em entrevista exclusiva pela internet diretamente de Marabá, no Pará.

Brasil: Desastre ambiental no Pará pode ser nova Mariana, alerta ativista

chega

A saúde da população não pode virar moeda de troca entre governo e ruralistas! Compartilhe a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos com amigos e familiares e vamos trazer mais força para nossa luta!

Brasil: Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos convoca sociedade a se mobilizar neste 2018