Brasil

Pueblos indígenas

Desmatamento ilegal ameaça etnia Tenharim na Amazônia. Livro dá voz a guerreiro indígena para denunciar as ameaças sofridas por seu povo.

Brasil: Relato do desaparecimento de um povo

Nestlé

A sede da Nestlé em São Lourenço, Sul de Minas Gerais, foi ocupada por 600 mulheres sem terra às 6 horas da manhã desta terça-feira (20). As mulheres, que seguem na Jornada Nacional de Lutas, denunciam a entrega das águas às corporações internacionais, conduzida a passos largos pelo governo golpista de Michel Temer.

Brasil: Mulheres ocupam Nestlé contra a privatização das águas

1

"A face mais cruel do atual cenário é o crescimento dos conflitos e da violência no campo. Os números gritam. Em 2017, 65 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo (dados parciais), registrados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (CEDOC) da CPT.

Brasil: Tristes recordes da anti-reforma agrária

Por CPT
Tierra, territorio y bienes comunes

Na última quarta-feira, 14 de março, famílias que residem no entorno do Projeto Minas-Rio da Anglo American na região de Conceição do Mato Dentro deixaram suas casas com medo do rompimento da barragem de rejeitos.

Brasil: Famílias deixam suas casas com medo do rompimento da barragem de Rejeitos do Projeto Minas – Rio

Por MAM
agua y agronegocio

"Produtos como soja, café, algodão, açúcar e carne bovina enviam para o exterior mais de 112 trilhões de litros de água doce. No Brasil, a quantidade de água voltada somente para a agricultura beira os 70% do consumo total, valor bem mais alto que os 20% correspondentes à indústria e os 10% voltado para o consumo doméstico."

Brasil: Como o agronegócio está exportando nossa água

Por FAMA
Tierra, territorio y bienes comunes

"O processo administrativo de reconhecimento, titulação e demarcação começou em 1989, mas acredita-se que a violência tenha sido motivada pela demarcação das terras feitas em 1995, o que, sem apoio do Governo, aumentou os embates entre indígenas e fazendeiros".

Brasil: Os indígenas que derrotaram o Governo brasileiro na Corte Interamericana

desmonte-4-mafia-720x480

Brasília recebe dois grandes eventos que discutirão a questão hídrica mundialmente. Um a entende como negócio, o outro a exige como direito e bem comum para a vida

Águas e terras agronegociadas no Brasil

Marielle

El Foro Social Mundial se movilizó para exigir justicia por el crimen de la militante feminista y de derechos humanos. La responsabilidad del Gobierno, la violencia contra las mujeres, racismo y el genocidio negro.

Marielle Franco: Lucha, asesinato y racismo estructural