Agrotóxicos

Agrotóxicos

"El principal objetivo del modelo actual es maximizar la renta con una mirada de corto plazo, poniendo en situación crítica al sistema agroalimentario", alertaron los investigadores del INTA.

Argentina - Mendoza: Cuestionan el uso de herbicidas en cultivos locales

canelones

En el municipio de Santa Lucía, vecinos denuncian que existe la tala masiva de árboles en el monte nativo y a su vez, que se está fumigando con glifosato en zonas pobladas.

Uruguay: Químicos que sobran y árboles que faltan

Salud

O Brasil é um dos maiores produtores do mundo de milho, soja e algodão, mas também um dos maiores consumidores de agroquímicos, ou seja, fertilizantes químicos e defensivos agrícolas, os agrotóxicos.

Brasil: Nuvens de Veneno, documentário fala sobre problemática do uso de agrotóxicos

Agrotóxicos

Pedido de adhesiones: apoyos de académicos, productores, técnicos, instituciones educativas, organizaciones sociales, políticas y personas particulares que estén de acuerdo con que en Montecarlo, Misiones, avance la agroecología y no los agroquímicos.

Misiones, Argentina: URGENTE. Solicitamos apoyo a Montecarlo libre de agrotóxicos‏

sinitox

Ao analisar os óbitos decorrentes de intoxicações ocupacionais por agrotóxicos, registrados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a pesquisadora do Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - Sinitox, Rosany Bochner, trouxe à tona um problema grave de saúde pública: a subnotificação ou notificação irregular dos óbitos causados por esses agravos, fato que acaba dificultando não só as pesquisas como também as notificações judiciais contra as empresas produtoras de agrotóxicos.

Artigo relaciona morte de trabalhadores por agrotóxicos e sua subnotificação

Salud

"A linguagem técnica é um desafio especialmente se considerarmos o perfil do trabalhador rural. De acordo com o “Dossiê Abrasco: uma alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”, uma compilação em 600 páginas de diversos estudos sobre a questão, os trabalhadores rurais no Brasil têm, em geral, baixo nível de escolaridade; muitas vezes utilizam a aplicação intensiva de agrotóxicos como principal medida de controle de pragas; passaram por pouco ou nenhum treinamento para a utilização de agrotóxicos; desconhecem muitas situações de risco e não usam equipamentos de proteção coletiva e individual para a manipulação e aplicação dos produtos",

Brasil: A controvérsia sobre o uso seguro de agrotóxicos

agrotóxico e veneno

Site da revista Exame ambiental registra um estudo feito por cientistas do Instituto de Pesquisa em Saúde e Meio Ambiente de Rennes na França, que alerta para o risco que o uso de inseticidas domésticos representa para a saúde infantil.

Inseticidas e saúde infantil

Una permanencia peligrosa

Un riguroso estudio científico publicado por el INTA a fin de 2015 indica que los plaguicidas más utilizados en Argentina permanecen en el suelo entre cuatro días y seis meses. El uso intensivo de herbicidas, sostiene, no se refleja en mayor rendimiento.

Argentina: Una permanencia peligrosa