Campanha em Defesa do Cerrado

sem cerrado

Por que transformar o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional é importante para o equilíbrio ambiental do Brasil e o que isso tem a ver com o acesso à terra e ao território? Para explicar melhor esse tema, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado irá fazer uma publicação semanal ao longo das próximas semanas, ao todo serão três postagens.

Brasil: A terra como direito de todos, o Cerrado como Patrimônio Nacional (Parte 1)

sem cerrado

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades desse bioma, lutando pela sua preservação. A legislação brasileira não garante plena proteção ao Cerrado. Apenas 11% do Cerrado é coberto por reservas ou Unidades de Conservação, comparados com quase 50% da Amazônia.

Campanha Nacional em Defesa do Cerrado: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida

08-09_dianacionaldocerrado_flyer

No próximo dia 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. Contudo, há poucos motivos para se comemorar: o bioma acumulou 1,9 milhão de hectares desmatados entre agosto de 2013 e julho de 2015, o equivalente a 1,7% da vegetação nativa remanescente. Apenas em 2015, uma área de 9.483 km² do Cerrado brasileiro foi devastada.

Brasil - Dia Nacional do Cerrado: organizações pedem apoio para proteger o bioma

Ganadería industrial

"Pequenos agricultores e indígenas falam sobre as dificuldades diante da perda de suas terras e territórios e os males causados pelos agrotóxicos. Relatos que ganham ainda mais força com um médico e um promotor que se opõem a esta lógica de desenvolvimento".

Video - Brasil: Seu churrasco tem soja?

defensa do Cerrado

A Campanha Em Defesa do Cerrado, bioma brasileiro que vem sofrendo diversos impactos e já foi 52% destruído, será lançada na próxima sexta-feira, 21.10, às 19h30 na Câmara Municipal de São Paulo.

Brasil: Campanha em defesa do Cerrado é lançada em São Paulo