Cristiane Sampaio

Conozca el feminismo campesino popular: la agenda de las mujeres sin tierra en Brasil

Si, en los últimos años, la ola feminista se ha apoderado de las zonas urbanas, y las mujeres han demarcado fuertemente sus posiciones en los espacios más diferentes de convivencia política y social, en las zonas rurales, los campesinos tampoco rehuyen la lucha.

Conozca el feminismo campesino popular: la agenda de las mujeres sin tierra en Brasil

Milho transgênico contamina sementes crioulas de agricultores familiares

"Trabalhadores do campo e especialistas questionam as regras atuais destinadas às plantações de milho transgênico. A Resolução Normativa (RN) nº 4, de 2007, determina uma distância igual ou superior a 100 metros ou, de forma alternativa, define que devem ser considerados 20 metros com uma borda de 10 fileiras de milho convencional para mensurar o espaço entre esse tipo de cultivo e as plantações não transgênicas".

Milho transgênico contamina sementes crioulas de agricultores familiares

Azucar

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, que está na pauta de votações do plenário da Casa, vem causando grande preocupação a ambientalistas e entidades de defesa do meio ambiente. De autoria do senador tucano Flexa Ribeiro (PA), o PLS propõe a liberação do cultivo da cana-de-açúcar no bioma amazônico.

Brasil: Projeto que libera cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia afeta meio ambiente

Conflitos no campo aumentam 26% e batem recorde, segundo a CPT

Relatório da organização aponta que ocorrências cresceram 26% de 2015 a 2016; dados são os mais elevados em 31 anos. A publicação com os dados de 2016 foi lançada ontem (17), na sede da CNBB em Brasília. Entre os participantes estavam Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB e Divanilce Andrade, filha da Nicinha, militante do MAB assassinada em Rondônia.

Brasil: Conflitos no campo aumentam 26% e batem recorde, segundo a CPT

Salud

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, comprometeu-se a criar uma comissão para analisar a matéria.

Brasil: Entidades apresentam projeto de lei para reduzir uso de agrotóxicos

Salud

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, na última terça-feira (11), três consultas públicas referentes à atualização de regras para agrotóxicos no país. Especialistas e movimentos pedem prazos mais extensos para participação da sociedade.

Brasil: Anvisa abre consulta pública sobre agrotóxicos com prazo de nove dias

terra rural

O projeto de lei 4059/12, que libera a venda de terras rurais brasileiras para estrangeiros, tem sido motivo de preocupação entre movimentos da causa agrária. De interesse da bancada ruralista do Congresso Nacional, a proposta é vista pelas forças de esquerda como uma ameaça porque implicaria na desnacionalização do solo e comprometeria os recursos naturais e a reforma agrária.

Brasil: PL que libera venda de terra rural para estrangeiros põe em xeque soberania nacional