Renato Santana

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"Galdino Pataxó Hã Hã Hãe estava em Brasília (DF) em luta pelas terras originárias de seu povo quando foi queimado e morto, na madrugada de 20 de abril de 1997. Quase 15 anos depois, parentes de Galdino ainda brigam pela finalização da mesma ação cuja autoria é da Funai."

Brasil: povo Pataxó Hã Hã Hãe reivindica retirada de invasores de terra indígena

Em pleno Dia Internacional do Índio, nesta terça-feira, o presidente da Funai, Márcio Meira, desembarcou no Acre (AC) para tratar daquilo que se caracteriza como mais um ataque aos povos em situação voluntária de isolamento na selva amazônica – com ele, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki

Dia Internacional do Índio é marcado por ataque a povos isolados

Megaproyectos

Governo Federal e Norte Energia apostaram alto pelo fim das resistências ao projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará (PA). Quarta-feira (3) organizaram um ato histriônico e marqueteiro para o lançamento da Operação Cidadania Xingu – mutirão de serviços do governo federal onde está planejada a usina.

Brasil: movimentos sociais resistem a Belo Monte com protestos

Pueblos indígenas

"No Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia, Goiás, sede da atividade anual, os direitos não concedidos aos povos indígenas são tamanhos que a subprocuradora da República, coordenadora da 2ª Câmara Criminal do MPF, Raquel Dodge, foi enfática: A questão indígena retrocedeu."

Brasil: 180 comunidades indígenas têm sido prejudicadas por impacto de obras