Alimentos ultraprocessados estão diretamente ligados ao surgimento de câncer
Sabe aquele biscoito que você tanto adora? Ou mesmo a linguiça que não pode faltar no churrasco? Então, é bom segurar a onda: esses alimentos, conhecidos como ultraprocessados, causam diversos problemas à saúde. Além de aumentar as chances de uma obesidade, eles contêm elementos que podem ter relação direta com o surgimento de alguns tipos de câncer.
Um estudo realizado pela Universidade de Paris indicou que salsichas, linguiças, nuggets, sucos em pó, barras de chocolate, pão de forma e alimentos pré-cozidos em geral contém altos níveis de gordura saturada, açúcar e sal, ao mesmo tempo em que contam com menor quantidade de fibra. Em alguns países subdesenvolvidos, esse tipo de alimento responde a cerca de 50% da dieta das pessoas (veja aqui).
Os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 105 mil indivíduos, na faixa dos 40 anos, por cinco anos. Eles perceberam que conforme crescia o consumo de alimentos ultraprocessados, os casos de câncer também cresciam, proporcionalmente – especialmente o de mama.
A pesquisa excluiu dessa taxa pessoas que haviam sido diagnosticadas anteriormente com algum tipo de câncer e outros fatores de risco, como idade, sexo, histórico familiar e fumo. Com base nisso, o estudo chegou a conclusão de que o consumo de alimentos ultraprocessados pode resultar em um aumento de casos de câncer nas próximas décadas. Para fugir disso, os cientistas afirmaram que o ideal é comer produtos frescos ou pouco processados.
Fonte: Metro Jornal
Notas relacionadas:
Trump respalda a Bayer en la batalla legal contra Roundup
Madres en Gaza temen la muerte de sus bebés por la grave crisis sanitaria
Construcción del Perfil Sociosanitario de lestrabajadores de la Unión de Trabajadores de laTierra (UTT) pertenecientes a las localidades deMonte Ve...