Brasil: Cadernos de Agroecologia

Idioma Portugués
País Brasil

Este número apresenta os anais do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, do VI  Congresso Latino-americano de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, realizados em Brasília/DF, no período de 12 a 15 de setembro de 2017, com o tema "Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver".

Os eventos foram realizados pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Sociedad Latinoamericana de Agroecología (SOCLA) e parceiros. 

Prefácio – Celebrando o avanço da construção do conhecimento agroecológico!

Estamos lançando mais um número dos Cadernos de Agroecologia, revista da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA- Agroecologia) dedicada a divulgação de conhecimentos agroecológicosapresentados e/ou debatidos em eventos de Agroecologia. 

Nos Cadernos de Agroecologia são publicados principalmente os anais dos Congressos Brasileiros de Agroecologia realizados a cada dois anos pela ABA- Agroecologia, mas também anais de outros eventos organizados diretamente pela Associação e números sob responsabilidade de outros comitês editoriais, a partir de propostas apresentadas por demanda espontânea, comprometidas com a promoção da Agroecologia e em parceria.

Este número apresenta os Anais do Agroecologia 2017, evento que reuniu ao mesmo tempo o VI Congreso Latino-americano de Agroecología, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V

Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno–e que tiveram como tema “Agroecologia na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”.

Este é o maior número publicado pelos Cadernos, com mais de 1.900 resumos organizados em 13 seções que representam um a grande diversidade de temas debatidos e a atualidade do debate neste campo, perpassando as múltiplas dimensões da Agroecologia, seja ela ecológica produtiva, socioeconômica, política ou ética, mas também e ducativa, cultural e artística.

Além disso, os Anais apresentam um Editorial com informações muito importantes sobre o processo de organização do Agroecologia 2017; a Carta do Cerrado, resultado de todos os debates realizados;as cartas das organizações que promoveram o evento (ABA-Agroecologia e SOCLA) e que contextualizam o momento político em questão.

O Editorial apresenta também um texto da Comissão Técnico- Científica que sistematizou estes Anais, onde ressalta todo o processo de organização da apresentação dos trabalhos no evento e as pessoas envolvidas.

- Leia os artigos do caderno: aqui

Fonte:  Cadernos de Agroecologia

Temas: Agroecología, Comunicación y Educación

Comentarios