Movimento de Mulheres Camponesas rumo ao II Congresso Nacional

Idioma Portugués
País Brasil

O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC-Brasil) se prepara para o II Congresso Nacional que acontecerá em Brasília de 13 à 15 de outubro de 2025, na Granja do Torto, em Brasília/DF. Com o lema “Existimos porque lutamos!”, o MMC pretende reunir em torno de duas mil mulheres camponesas para debater e projetar os rumos da organização, as lutas e os caminhos para que a sua missão possa ser consolidada na sociedade.

O evento será um momento de fortalecer a luta das mulheres do campo, das das florestas, das águas e das periferias, evidenciando o papel dessas mulheres na produção de alimentos saudáveis, dentro dos espaços de luta por direitos e, principalmente, as conquistas celebradas ao longo da trajetória do Movimento. 

Dentro da programação, haverá debate sobre a conjuntura política, além da reafirmação dos princípios e valores do Movimento, com vistas a fortalecer a organização nacional  através da luta coletiva. 

Um outro marco deste II Congresso Nacional será a realização da Mostra da Produção e Ciência das Camponesas, um espaço para valorizar a diversidade produtiva que as mulheres realizam em seus territórios, através de saberes tradicionais que envolvem ancestralidade e cuidado com a sociobiodiversidade.

Com Sementes de Resistência em mãos, as companheiras estarão juntas para semear a coragem e rebeldia que “uniu Marias, Carolinas e Terezas e fez nascer o Movimento das Mulheres Camponesas”. Sob o lema “Existimos porque lutamos!”, o congresso é um espaço de reflexão profunda, formação política, construção de estratégias e também de celebração da memória, resistência e continuidade do MMC.

Caminhada construída desde os territórios

A preparação para o II Congresso Nacional tem sido feita com muito compromisso e envolvimento. Durante os meses de julho e agosto, o MMC promoveu Congressos Estaduais em todas as regiões do país. Em cada canto do Brasil, mulheres camponesas se reuniram para debater a tese política, construir propostas e fortalecer o Movimento desde seus territórios.

Nos Congressos Estaduais, as camponesas elegeram novas direções/coordenações, aprovaram encaminhamentos e aprofundaram o debate da tese política que será aprovada no II Congresso Nacional.  As etapas estaduais reafirmaram a força e a determinação das camponesas  e o compromisso com a transformação da realidade.

Essa construção tem sido feita a muitas mãos: nos trabalhos em cada território, nos quintais produtivos, nas articulações políticas e na realização dos Congressos Estaduais. Fortalecendo a organicidade do MMC, construída desde os territórios e que  culminará no Congresso Nacional como um espaço de síntese e celebração.

Congressos estaduais do MMC

42 anos de história e resistência

Ao longo dos 42 anos muitas lutas foram travadas para garantir o reconhecimento e a valorização das mulheres camponesas do Brasil. As lutas tiveram frutos, as mulheres conquistaram o reconhecimento da profissão, o direito de ter sua documentação, de se sindicalizar, de ter acesso ao salário maternidade, de se aposentar como agricultora e muitos outros. Direitos esses que haviam sido historicamente negados para as mulheres trabalhadoras rurais.

O Movimento de Mulheres Camponesas completa 42 anos de existência e luta, atuando na defesa da agroecologia, da soberania alimentar, dos direitos das mulheres do campo e da construção de um Feminismo Camponês Popular. O II Congresso Nacional será uma oportunidade de reafirmar esse legado, fortalecer a construção coletiva e traçar novos caminhos para o futuro.

Esperamos todas, todos e todes para esse momento de celebração e de luta.

Seguimos firmes, com os pés na terra e os olhos no horizonte. 

Rumo ao II Congresso Nacional do MMC!

Existimos porque lutamos!

Fonte:  Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades, Feminismo y luchas de las Mujeres, Movimientos campesinos

Comentarios