Mulheres do MPA lançam projeto nacional que fortalece a produção de bioinsumos, óleos e hidrolatos, e quintais produtivos.

Idioma Portugués
País Brasil

Com mulheres rurais do APM como protagonistas, o projeto "Mulheres Rurais: Levando Alimento e Esperança ao Povo Brasileiro", em parceria com a Fundação BB, já começa a se concretizar nos territórios.

Com ações previstas em 14 estados, a iniciativa busca fortalecer o protagonismo das mulheres no campo por meio de capacitação, produção agroecológica e resgate de conhecimentos tradicionais.

As ações previstas incluem o desenvolvimento de 200 quintais produtivos e agroecológicos em diferentes regiões do país, o incentivo à produção de bioinsumos, óleos e hidrolatos no Rio Grande do Sul e a promoção de capacitações voltadas às necessidades específicas das mulheres rurais de cada região.

O projeto é uma aposta na autonomia, no cuidado coletivo e na valorização das práticas existentes nos territórios, construídas a partir da experiência e da resiliência dessas mulheres.

As primeiras atividades já foram realizadas no Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul. Nos dois primeiros estados, o trabalho começou com quintais produtivos, com oficinas de quintais agroecológicos e planejamento.

No Rio Grande do Sul, o projeto teve início com oficinas sobre produção de óleo e hidrolato, fortalecimento dos saberes tradicionais, cuidados com a saúde e valorização das plantas medicinais como parte da autonomia camponesa.

Mulheres do MPA: Abastecer, lutar e construir o projeto popular!

#MulheresCamponesasMPA
#FundaçãoBB
#NósSomosTrabalhadoresCamponeses

Fonte: Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales, Feminismo y luchas de las Mujeres

Comentarios