Brasil: ano novo da CTNBio

Por AS-PTA
Idioma Portugués
País Brasil

Ontem a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) realizou sua primeira reunião do ano. Novos membros estão sendo empossados e nenhum novo produto foi aprovado para liberação comercial.

Bayer e Basf retomaram testes de campo com arroz transgênico resistente a agrotóxicos e a Coodetc (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) faz ensaios com trigo modificado para tolerância a estresse hídrico [1].

 

O professor da Universidade Federal de Viçosa Aluizio Borém teve seu mandato estendido para presidir interinamente a Comissão até março, quando passará o posto para o novo presidente, que será nomeado pelo ministro Marco Antonio Raupp a partir de lista tríplice elaborada pela própria CTNBio.

 

A novidade da reunião foi a iniciativa de dois integrantes da comissão que pediram providências ao presidente para substituir seus colegas que têm faltado às reuniões ou deixado de enviar seus pareceres. Destaque para a referência nominal ao representante do MCT, professor Carlos Nobre, que os queixosos demonstraram não querer mais por lá.

 

A Comissão arrasta também debate motivado pela senadora ruralista Kátia Abreu, que enviou requerimento de informação ao MCT a respeito da adesão do Brasil ao Protocolo de Nagoya-Kuala Lumpur, que trata da responsabilidade e compensação por danos decorrentes da importação e exportação de organismos transgênicos, que é instrumento suplementar ao Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança da Convenção sobre Diversidade Biológica.

 

Decerto a senadora busca na consulta justificativa “técnica” para defender a isenção de responsabilidade do setor privado, ou mesmo para detonar o protocolo como um todo. A CTNBio já ensaiou debater o tema algumas vezes e por ora prevalece a posição de que ela não teria muito a dizer, pois o assunto seria mais afeto à economia do que à biossegurança. A ver.

 

Antes disso, na última plenária de 2011, a secretaria da CTNBio se encarregou de distribuir a seus integrantes agenda da Syngenta de 2012. Nem todos aceitaram.

 

Nota:

 

[1] Veja Boletim 572 sobre as promessas em torno às plantas resistentes à seca.

 

Fuente: AS-PTA

Temas: Transgénicos

Comentarios