Brasil: europeus vêm ao Paraná em busca de soja convencional

Idioma Portugués
País Brasil

Comitiva chega em Curitiba no dia 17 (2ª feira) e vem conhecer a produção da soja convencional da agricultura familiar. Intercâmbio acontece no único Estado brasileiro declarado área livre de transgênicos

Nesta segunda-feira, 17/10, uma comitiva composta por 34 pessoas, vinda da Europa, chega ao Paraná para uma missão de três dias: conhecer a produção da soja convencional dos agricultores familiares do Estado e acertar detalhes sobre a compra da produção. São representantes de regiões européias já declaradas não consumidoras de soja transgênica. É um passo importante na consolidação de um contato que já vem sendo desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul/CUT). De acordo com o coordenador-geral da Fetraf/Sul/CUT, Altemir Tortelli, que esteve na Bélgica no mês passado e acertou detalhes com a comitiva, “trata-se de um momento fundamental para a agricultura familiar, que comprova a viabilidade comercial da soja convencional, numa produção que se caracteriza pelo respeito ao meio ambiente e o trabalhador, o agricultor familiar”.

Para a Fetraf-Sul/CUT, desenvolver um projeto de comercialização de soja não transgênica não significa apenas um negócio, mas a possibilidade concreta de resistência ao avanço tecnológico dos transgênicos e suas práticas de exclusão. A Fetraf-Sul/CUT vem trabalhando numa proposta concreta de viabilização desta comercialização com a Europa. Já estão acertadas várias tratativas de envio de 60 mil toneladas de soja não transgênica no próximo ano, num navio especialmente encarregado de transportar a soja da agricultura familiar. De acordo com o coordenador da Fetraf-Sul no Paraná, Marcos Rochinski, a visita da comitiva européia será importante para que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar apresente o Estado, as regiões e municípios onde a produção da agricultura familiar e as condições de armazenamento estão de acordo com as condições.

A comitiva vai também ter contatos com Assembléia Legislativa, através da Comissão de Agricultura, que é presidida pela Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT), com Governo do Estado, Federação das Indústrias e diversas entidades do Paraná.

Assessoria de imprensa da Fetraf-Sul/CUT, Internet, 14-10-05