Artistas suíços realizam performance sobre transgênicos

Idioma Portugués

Uma instalação tridimensional com as características de um organismo geneticamente modificado, vai servir de palco para a intervenção viva (performance) dos artistas suíços Hina Struver e Matti Wuthrich. A instalação, denominada “Transgênicos”, tem o objetivo de provocar a reflexão sobre os riscos dos produtos geneticamente modificados e suas conseqüências para a sociedade. A estrutura tridimensional ficará em exposição no hall do auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON) durante uma semana, até o dia 18

A planta GMO irá crescer e se espalhar invasivamente durante os dias seguintes. Na instalação de A intervenção viva, junto da instalação, será realizada em três dias distintos. A performance de abertura acontece neste sábado (11), às 15h. Na primeira apresentação os artistas representam como é a estrutura e o crescimento da planta geneticamente modificada. A segunda performance será realizada no domingo (12), também às 15h, e vai destacar a expansão e a avaliação científica dos riscos dos transgênicos. A terceira e última atuação será na terça-feira (14), às 19h, quando Struver e Wuthrich vão registrar as impressões que tiveram sobre o discurso político e social no Brasil sobre o tema transgênicos e sobre o impacto da instalação. Conforme o jornalista Antonio Pietrobeli, que está acompanhando os artistas nesta passagem pelo Paraná, a idéia do projeto é discutir os produtos transgênicos com outra ótica. "É um trabalho artístico, com emoção e beleza, onde eles não deixam de abordar a questão dos alimentos geneticamente modificados", explicou.

A apresentação da instalação e das perfomances no Museu é parte de um projeto internacional artístico que Hina Struver e Matti Wuthrich estão começando a desenvolver no Brasil. Depois eles seguem para Suíça e em outubro para o Vietnã. No Paraná eles também estiveram visitando o porto de Paranaguá, onde o governador Roberto Requião, proibiu a entrada de produtos transgênicos no silão público.

No site Regrowing Eden é possível conhecer mais sobre o trabalho da dupla e há um questionário didático sobre transgênicos.

Confira outras atrações no Guias e Roteiros

Serviço: Instalação "Transgênicos". Performances no sábado (11), às 15h; domingo (12), às 15h e terça-feira ((14), às 19h. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) Tel.: (41) 3350-4400. Visitas até o dia 18 de agosto. Entrada franca para a performance.

Gazeta Do Povo, Brasil, 10-08-07

Comentarios