Uma Chamada à Ação sobre o Clima

Idioma Portugués

Estamos em uma encruzilhada. Os fatos são claros. As mudanças climáticas globais, causadas pelas atividades humanas, estão acontecendo, ameaçando a vida e o meio de subsistência de bilhões de pessoas, e a existência de milhões de espécies. Movimentos sociais, organizações ambientalistas e cientistas de todo o mundo estão convocando para uma urgente e radical ação sobre as mudanças climáticas.

Em 30 de novembro de 2009, governos do mundo todo irão a Copenhague para a décima quinta conferência da ONU sobre clima (COP-15). Esta será a maior conferência sobre mudanças climáticas jamais ocorrida antes. Contudo, as reuniões anteriores não produziram nenhuma novidade.

Há alternativas frente ao atual processo que promove falsas soluções como as abordagens baseadas no mercado e nos agrocombustíveis. Se colocarmos a humanidade à frente do lucro e a solidariedade acima da competição, poderemos viver bem sem destruir nosso planeta. Precisamos deixar os combustíveis fósseis no subsolo e investir em energias renováveis com controle público. Devemos parar a super-produção e o sobreconsumo. Todos e todas devem ter igual acesso aos bens comuns do planeta, garantidos por meio do controle social e da soberania dos povos sobre a energia, as florestas, a terra e a água. E obviamente, devemos reconhecer a responsabilidade histórica da elite global e dos paises do norte como causadores dessa crise. A eqüidade entre o Norte e o Sul é essencial.

As mudanças climáticas já estão impactando pessoas – particularmente mulheres, comunidades indígenas e povos das florestas, pequenos agricultores e comunidades marginalizadas – e periferias empobrecidas, que também estão chamando à ação em prol da justiça social e climática. Esta chamada foi feita por ativistas e organizações de 21 países que vieram para Copenhague durante os dias 13 e 14 de setembro de 2008, para dar inicio às discussões rumo à uma mobilização durante a Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, em 2009.

O dia 30 de novembro é também o décimo aniversário do bloqueio de Seattle à reunião da Organização Mundial do Comércio, que demonstrou o poder dos movimentos sociais organizados globalmente.

Convocamos todos os povos ao redor do planeta a se mobilizar e realizar ações em Copenhague e ao redor do mundo contra as origens das causas das mudanças climáticas e contra os principais responsáveis pelas mesmas. Esta mobilização começa agora e vai até e após a conferência COP-15. As mobilizações em Copenhague e ao redor do mundo estão ainda sendo planejadas. Temos tempo para decidir coletivamente qual o foco dessas mobilizações e para começar a visualizar o que será nosso futuro. Participem!

Incentivamos todos e todas a começar a se mobilizar hoje em suas próprias vizinhanças e comunidades. É hora de tomar o poder de volta. O poder está em nossas mãos. A esperança não é apenas um sentimento, ela é também uma tomada de ação.

Para se envolver nesse processo aberto e em curso, envie um email para: gro.9002xamilk@noitcaetamilc

Comentarios