Brasil: vale é culpada por danos ambientais no Pará

Idioma Portugués
País Brasil

A mineradora Vale e a Geoexplore Consultoria e Serviços serão abrigadas a criar uma floresta na região de Carajás, no sul do Pará. A Justiça Federal culpou as empresas por um incêndio na Floresta Nacional de Carajás, em julho de 2003. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o fogo foi provocado pela equipe de trabalhos topográficos da Geoexplore

A equipe atuava no local a serviço da mineradora. Elas foram enquadradas no artigo 48 da lei ambiental.

O juiz ainda considera que a Vale agiu negligentemente no combate ao incêndio. A sentença menciona o depoimento da testemunha Deuzimar da Silva Santos. Empregado da Vale, ele disse que os bombeiros chegaram à região, uma semana depois do início do incêndio.

A empresa Vale há tempos é alvo de duras críticas dos movimentos sociais que questionam o alto custo social e ambiental embutido nas atividades da empresa. Também no Pará, a Vale enfrenta um processo encabeçado pelo MPF referente ao pagamento de indenizações aos índios Xikrin, na Serra dos Carajás (PA). A empresa explora uma área de mais de 400 hectares dentro do território indígena, mas não paga corretamente a indenização aos índios pelos impactos sociais e ambientais causados pela presença da empresa.

MST-Brasil, Internet, 20-2-09

Comentarios