Brasil: audiência pública vai debater liberação de arroz transgênico

Por NEAD
Idioma Portugués
País Brasil

"A realização da audiência pública para liberação do arroz LL62, da Bayer, – resistente ao agrotóxico glufosinato de amônio – foi anunciada durante a primeira reunião ordinária de 2009 da Comissão, no dia 11 de fevereiro"

O arroz é um dos alimentos mais consumido pelos brasileiros. Apenas no ano passado foram produzidas mais de 12 mil toneladas no Brasil. E é para discutir a liberação de uma variedade transgênica do grão que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) vai se reunir no dia 18 de março, em Brasília.

A realização da audiência pública para liberação do arroz LL62, da Bayer, – resistente ao agrotóxico glufosinato de amônio – foi anunciada durante a primeira reunião ordinária de 2009 da Comissão, no dia 11 de fevereiro. O encontro, que aprovou 10 pedidos de liberação planejada no meio ambiente (pesquisa), também serviu para levantar o debate sobre a simplificação do processo de aprovação de campos experimentais de cultivo no Brasil.

Participação

O objetivo da audiência é reunir informações e sugestões que poderão contribuir para a análise do processo na CTNBio. O edital de Audiência Pública nº 03/2009 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 11 de fevereiro.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário, que ficará disponível na página eletrônica da Comissão até 13 de março. Os expositores serão previamente escolhidos pela CTNBio.

As opiniões, sugestões e comentários devem ser encaminhados por escrito e com cópia eletrônica – até 13 de março – à Secretaria Executiva da CTNBio e para o rb.vog.tcm@oibntcairaterces. As informações devem estar cientificamente fundamentadas e apresentadas em texto identificado e assinado, contendo referências bibliográficas, quando pertinente.

A audiência pública será realizada no dia 18 de março, das 9h às 13h, no auditório Freitas Nobre, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Para saber como participar, acesse.

Com informações do MCT e Greenpeace Brasil

Nead, Internet, 22-2-09

Comentarios