Leonardo Fuhrmann

Foto del sitio: De Olho nos Ruralistas

O agronegócio avança sempre em busca de novas terras. E a trajetória de muitos dos grandes proprietários que fazem parte da lista dos maiores multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comprova isso. Muitos saem do interior de São Paulo e avançam pelo Pantanal. Outros são donos de propriedades em outras regiões do Brasil.

Acusados de desmatamento no Pantanal avançam também sobre Bolívia e Paraguai

- Histórico de punições do Ibama por destruição da flora mostra a realidade do “boi desmatador” - Reprodução.

Com o Pantanal em chamas, o presidente Jair Bolsonaro e seus ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina, apelaram para um herói inusitado: o boi bombeiro. Na teoria, já rejeitada por especialistas, o gado no pasto seria a melhor maneira de combater as queimadas. Só que não há diminuição do gado no Pantanal. O número, na verdade, aumentou. Além disso, o gado intensifica a degradação da vegetação e o assoreamento de nascentes de água.

Gado, carvão, cana e soja estão por trás do desmatamento milionário no Pantanal

Governo libera para cinco fabricantes agrotóxico que causa contaminação em rios

Pesquisa mostra que o Hexazinona pode ter contaminado o  Aquífero Guarani; lista divulgada nesta segunda inclui 42 novas substâncias, entre elas 13 pesticidas extremamente tóxicos; desde janeiro já são 211 autorizações.

Governo libera para cinco fabricantes agrotóxico que causa contaminação em rios

Mapa das Terras dos Parlamentares mostra que eles acumulam fazendas na Amazônia e no Matopiba

De Olho nos Ruralistas elaborou mapa que localiza, por município, as propriedades rurais declaradas por deputados e senadores; primeira reportagem de série sobre bancada ruralista aponta latifúndios de congressistas nas fronteiras agrícolas

Mapa das Terras dos Parlamentares mostra que eles acumulam fazendas na Amazônia e no Matopiba