Lilian Campelo

Brasil avança na liberação de agrotóxicos que matam 193 mil pessoas por ano no mundo

Na contramão de diversos países do mundo e das resoluções da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem avançado na liberação de agrotóxicos e aprovação de projetos de lei que abrandam as restrições ao uso de químicos agrícolas que, segundo dados da Organização das Nações Unidas, são responsáveis pela morte de 193 mil pessoas todos os anos.

Brasil avança na liberação de agrotóxicos que matam 193 mil pessoas por ano no mundo

TAPAJOS

"A hidrovia Teles Pires-Tapajós servira para atender ao escoamento de grãos do setor do agronegócio. A associação considera os estudos apresentados inválidos, uma vez que foi desrespeitado o direito à consulta prévia, livre e informada que é assegurado pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)".

Brasil: Indígenas Munduruku afirmam que estudos da hidrovia Tapajós são inválidos

soja

Para Gerson Teixeira, da assessoria do PT na Câmara, queda da renda evitou crise alimentar em 2017. "16 milhões de hectares são utilizados apenas para atender a demanda por commodities da China".

Brasil: Mercado externo dita as regras da economia agrícola brasileira, diz economista

semillas 2

O Projeto de Lei (PL) 827/2015, conhecido como Projeto de Lei de Proteção aos Cultivares, quer passar para grandes empresas o controle sobre o uso de sementes, plantas e mudas modificadas.

Brasil: Projeto de lei quer proibir agricultores de produzir, distribuir e armazenar sementes

Extractivismo

As mudanças nas regras da mineração, anunciadas pelo presidente golpista Michel Temer (PMDB) nesta terça-feira (25), seria uma estratégia do governo golpista para assegurar o apoio da bancada política ligado ao setor e, ao mesmo tempo, indicar ao mercado internacional que o país irá expandir as oportunidades para exploração mineral.

Brasil: Temer muda regras na mineração para garantir apoio político, diz pesquisador

Cerrado, Matopiba

"O Cerrado “é classificado como um dos 35 hotspots de biodiversidade existentes no planeta”, que significa que o bioma apresenta elevada biodiversidade, mas encontra-se ameaçado ou passa por um grave processo de degradação. A ONG Conservation International (CI) classificou as 35 áreas com grande importância biológica no mundo e que atualmente estão ameaçados".

Brasil: Cerrado perde metade da vegetação nativa; agronegócio acelera o processo

Terras na região do Cerrado viram alvo de especuladores

Fundos estrangeiros sabotam legislação brasileira e usam mecanismos do mercado para comprar terras no Cerrado.

Brasil: Terras na região do Cerrado viram alvo de especuladores