Maurício Angelo

Foto: Revista Cenarium

O Brasil perdeu 87,2 milhões de hectares de áreas de vegetação nativa de 1985 a 2019, o equivalente a 10% do território nacional. Essa área é maior que o tamanho de países como Alemanha, Inglaterra, Itália e Portugal somados. Ou 3,5 vezes a área do estado de São Paulo.

Brasil perdeu vegetação nativa equivalente a 10% do território nacional nos últimos 35 anos

- Foto de Rosilene Miliotti/FASE.

O fundo de investimentos da universidade norte-americana possui pelo menos 405 mil hectares de terras no Cerrado brasileiro. Muitas fazendas colecionam violações de direitos contra pequenos agricultores e crimes ambientais.

Harvard investiu quase meio bilhão de dólares em terras do Cerrado marcadas por conflitos

Foto: Rhett A. Butler/Mongabay

Los proyectos viales planificados para la cuenca amazónica en los próximos cinco años podrían ocasionar la pérdida de 2.4 millones de hectáreas (5.9 millones de acres) de selva nativa en un período de 20 años (un área del tamaño de Belice).

Proyectos viales en la Amazonía ocasionarían una pérdida de selva del tamaño de Belice

Povos indígenas isolados estão ameaçados por quase 4 mil requerimentos minerários

Dados obtidos via Instituto Socioambiental (ISA) e a Agência Nacional de Mineração revelam, pela primeira vez, a extensão dos planos de mineradoras que incidem sobre povos indígenas isolados.

Povos indígenas isolados estão ameaçados por quase 4 mil requerimentos minerários

_grafico1

O Brasil deixa de arrecadar cerca de R$ 7 bilhões de reais em incentivos fiscais destinados à compra de agrotóxicos, enquanto milhares de pessoas adoecem todos os anos como consequência do contato com esses produtos. Os gastos tributários no país correspondem a cerca de 30% da receita líquida do governo. E boa parte disso sob sigilo.

Brasil - Subsídios bilionários que matam: como o lobby do agronegócio dobra o governo