Brasil: MAB deixa BID e aguarda o cumprimento dos acordos

Por MAB
Idioma Portugués
País Brasil

“Estamos apostando que os acordos com a Eletronorte não fiquem só em palavras, nosso povo está passando fome e muitas necessidades. Não tenho dúvidas de que se as promessas não se cumprirem, voltaremos a montar acampamento na barragem”

Nesta tarde (03/06) os atingidos pelas barragens de Cana Brava e Serra da Mesa desmontaram o acampamento e desocuparam a sede brasileira do BID, em Brasília. Acampados desde terça-feira, dia 31 de maio, eles aguardavam uma posição do governo federal, do BID, da Tractebel, responsável por Cana Brava e de Furnas e Grupo VBC (Votorantin, Bradesco e Camargo Corrêa), responsáveis pela barragem de Serra da Mesa.

A decisão da desocupação foi em clima de festa na assembléia entre os manifestantes, depois de uma série de reuniões entre os envolvidos nas negociações. “A nossa definição de sair foi um acordo, principalmente entre o MAB, o BID e o governo. Foram feitos acertos de reposição das nossas perdas com a construção das duas barragens e acreditamos na palavra deles, por isso desmontamos acampamento”, diz Patrícia José de Souza, liderança na região de Serra da Mesa. Os pontos da pauta de reivindicação de Serra da Mesa foram acertados quase na sua integralidade com Furnas.

No entanto, o acampamento no município de Minaçú, junto à barragem de Cana Brava no norte de Goiás, será reforçado a partir de amanhã. Os atingidos ainda aguardam que a empresa belga Tractebel os receba. “Deixaremos Brasília, mas não deixaremos em paz a Tractebel até que seus diretores não recebam nossas reivindicações”. Isso é o que afirma Agenor da Costa, liderança do MAB em Cana Brava.

A sociedade mostrou-se extremamente sensível à problemática do MAB. A CNBB, MST, Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, entre tantos outros, manifestaram seu apoio e estiveram presentes no acampamento. “Acreditamos que a solidariedade da sociedade enviando cartas e notas e cobrando as empresas e o BID teve um efeito extremamente positivo para o Movimento”, diz Marco Antônio Trierveiler, dirigente nacional do MAB. “Todas as formas de ajuda são necessárias, agradecemos profundamente”, conclui o dirigente.

 

Avanços também em Tucurui/PA

Depois de quase 90 dias mobilizados na barragem de Tucuruí, os atingidos tiveram ontem uma das reuniões que definiu uma solução para os problemas, segundo a pauta dos atingidos organizados no MAB. “Estamos apostando que os acordos com a Eletronorte não fiquem só em palavras, nosso povo está passando fome e muitas necessidades. Não tenho dúvidas de que se as promessas não se cumprirem, voltaremos a montar acampamento na barragem”, diz Rogério Hohn, coordenador do MAB em Tucuruí.

Setor de Comunicação do MAB
Secretaria Nacional
www.mabnacional.org.br
61.242.8535

Comentarios