Claudeilton Luiz fala sobre a Declaração da ONU sobre os direitos dos camponeses e das camponesas
Na terça-feira (19/08/25), o programa TV MPA, em parceria com a TV Comunitária de Brasília, apresentado pelo jornalista Paulo Miranda e pelo integrante do MPA do Rio Grande do Norte, Caio Barbosa, discutiu a incorporação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Trabalhadores de Áreas Rurais – UNDROP pelo Brasil. Para aprofundar o assunto, os apresentadores receberam Claudeilton Luiz, do MPA de Pernambuco.

Claudeilton Luiz destaca que é militante do MPA há bastante tempo e decidiu seguir nessa militância com dedicação voltada para a defesa dos direitos humanos dos camponeses. “A Declaração de Direitos dos Camponeses teve início nos anos 2000 e foi aprovada em 2018, mas até ser aprovada, houve vários processos de luta que ocorreram para que chegasse à Organização das Nações Unidas”, pontua.
De acordo com Claudeilton, a incorporação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses nasceu da necessidade de dar visibilidade ao papel histórico que o campesinato desenvolve. “Há uma necessidade de fortalecer essa luta e de organizar os camponeses para que eles permaneçam com dignidade no campo, até porque há muito avanço do agronegócio nos territórios dos camponeses”, afirma.
O integrante do MPA de Pernambuco, ClaudeiltonLuiz, pontua que esse processo histórico mostra para a classe trabalhadora que não há conquista sem organização e luta permanente. “A partir do momento em que as declarações gerais da ONU são aprovadas, elas já podem ser incorporadas e adotadas pelos Estados-nação, mas isso depende muito da correlação de forças e da organização social para implementação”, explica.
Claudeilton diz ainda que cada país tem sua forma de adotar e incorporar os instrumentos jurídicos internacionais em sua legislação interna. “Não há possibilidade de pensarmos a Declaração sem a incidência dos movimentos populares e comunidades camponesas, inclusive reforço que é a nossa capacidade de luta que vai garantir a implementação da Declaração”, enfatiza.
Assista a íntegr do TV MPA no link abaixo: