bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

MPA

75 Resultado(s)
Autor MPA Idioma Español Pais América Latina y El Caribe Publicado 20 abril 2018 12:20
Camponeses e Povos Indígenas de treze países debatem seus direitos de usar, conservar, trocar e multiplicar e vender sementes crioulas em Seberi – RS

"Ao logo dos 4 dias serão debatidos temas como: os direitos dos agricultores e a defesa do seu uso livre, autonomia e soberania alimentar, as legislações nacionais de sementes, processos de comercialização de sementes, bem como as sementes enquanto patrimônio dos agricultores/camponeses e indígenas desde o exercício de um direito coletivo."

Autor MPA Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 19 abril 2018 10:31
Brasil: Camponeses e povos indígenas de treze países debatem seus direitos de usar, conservar, trocar e multiplicar e vender sementes crioulas em Seberi – RS

O evento está sendo realizado no Centro Territorial de Cooperação do MPA em Seberi, Rio Grande do Sul – Brasil entre os dias 17 a 20 de abril.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 28 enero 2018 11:12
Brasil: Sementes crioulas em destaque neste domingo

Integrantes da base do MPA promovem festejo popular para refletir e valorizar a tradição milenar de produzir as próprias sementes, resgatando tradições e firmando o olhar em um futuro que requer resistência.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 enero 2018 10:15
Brasil: O negócio das águas do rio São Francisco

"Os recursos naturais precisam estar sob o controle do povo nos seus territórios; a água é um bem comum, um direito para o consumo humano, dessedentação animal, produção de alimentos e manutenção da vida e do equilíbrio ecológico pelos camponeses; precisamos de um verdadeiro e amplo programa de revitalização e preservação dos biomas e rios brasileiros".

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 enero 2018 10:58
Video - Brasil: A Sede do Capital (A luta pela água no oeste da Bahia)

Populações ancestrais de ribeirinhos, quilombolas, povos indígenas, comunidades tradicionais de “Fechos de Pasto” têm enfrentado todo o tipo de violência para defender seu território, a água, o cerrado, a vida e sua própria existência.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 noviembre 2017 09:43
Brasil: Campesinato garante Soberania Alimentar no Alto Sertão Sergipano

"Tem como mensagem política construir soberania alimentar, produzindo alimentos saudáveis com respeito a natureza para alimentar o povo brasileiro, afirmando o Campesinato como sujeito necessário para construção da Soberania Nacional e do Socialismo por meio da construção do Plano Camponês".

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 26 septiembre 2017 09:17
Brasil: Organizações populares definem Dia de Luta pela Soberania Nacional

As entidades que compõe a Frente Brasil Popular e a Plataforma Operária e Camponesa da Energia fixaram no calendário a data de 3 de outubro como o “Dia de Luta pela da Soberania Nacional”.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 septiembre 2017 10:45
Brasil - Pela vida na terra, Agroecologia: Abertura do X Congresso de agroecologia é marcado pelo fora Temer

Em meio aos milhares Fora Temer vindo das plenária, a abertura do X Congresso de Agroecologia iniciou com uma mística repleta de emoção envolvendo os participantes, entorno de 4 mil pessoas vindas de todos os rincões do Brasil e também, delegações internacionais.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 septiembre 2017 15:02
Brasil - Sementes da resistência: Encontro reunirá núcleos de agroecologia de todo o país

"Esta é a primeira vez que os Núcleos de Agroecologia se reúnem nacionalmente para refletirem sobre suas práticas e as formas de atuação dessa extensa e diversa rede de pesquisadoras/es, educadoras/es, agricultores/as, estudantes e parceiros atuantes em diferentes territórios".

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 septiembre 2017 14:32
Brasil: Resistência camponesa no Brejo Paraibano

"O objetivo é levar a mensagem do nosso Movimento aos camponeses e camponesas desta região que tem sua produção centrada no cultivo de frutas, verduras e na avicultura".

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 agosto 2017 09:45
Brasil: MPA no Pará realiza jornada de lutas

“A gente construiu essa jornada de luta para mostrar nossa posição conta essa Reforma da Previdência, contra a Reforma Trabalhista e contra todas as reformas desse governo golpista que está querendo cada vez mais esmagar os trabalhadores do campo”

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 agosto 2017 14:08
Brasil: MPA avança nas experiências de produção camponesa no Sergipe

Durante um mês, de 11 de agosto a 11 de setembro de 2017, os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Sergipe, por meio do coletivo de produção está organizando um mutirão com “Brigada da Terra”. Entre os objetivos está o de dar sequência as atividades de estruturação da produção na UPC – Unidade de Produção Camponesa do Movimento, que está localizada no Assentamento Califórnia, no Município de Canindé do São Francisco – SE.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 julio 2017 13:43
Brasil: Líder camponês é assassinado na Bahia

Mais um companheiro que tomba na luta pelos direitos dos trabalhadores. Na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, o líder camponês e quilombola, José Raimundo Mota de Souza Júnior é assassinado.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 26 mayo 2017 12:54
Brasil - Conflitos no campo: situações e pessoas invisíveis para a maioria da população brasileira e principalmente para o Estado Brasileiro

"A programação do evento contou com o testemunho de pessoas em situação de ameaça, defensores de direitos humanos, trabalhadoras rurais, camponeses, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas, vítimas da violência no campo e tornado pública uma Carta com as exigências ao poder público e compromissos da sociedade civil com a defesa dos direitos e contra a violência no campo".

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 abril 2017 09:35
CPT Lançará O Relatório Conflitos No Campo Brasil 2016

No dia 17 de abril, próxima segunda-feira, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2016. É a 32ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, neles inclusos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.

| 1999-2018 Biodiversidad