Brasil

Registro dos apicultores mostra a morte das abelhas | Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Barcelos, nos últimos anos os pesquisadores têm reunido mais evidências de que as abelhas estão sendo contaminadas pelos agrotóxicos e que a mortandade registrada nos últimos anos está relacionada ao desequilíbrio e à contaminação do meio ambiente.

A contaminação do meio ambiente e a mortandade das abelhas no RS. Entrevista especial com José Renato de Oliveira Barcelos

Por IHU
- Foto tomada del sitio web El Heraldo de Saltillo.

"Com o tema “Diálogo entre a sabedoria popular e a ciência para a construção dos conhecimentos para a convivência com o Semiárido”, o encontro vai ser mais um momento para reforçar entre os campesinos e campesinas o quão valioso e fundamental são os saberes deles para a agricultura familiar agroecológica e a convivência com a região".

ASA promove Encontro Nacional que valoriza sabedoria dos campesinos/as do Semiárido e estimula interação do saber popular com a ciência

Por MPA
Por el bien común

La masiva mortandad de abejas en Rio Grande do Sul preocupa a la comunidad científica, a organizaciones de la sociedad civil, ambientalistas, pequeños productores rurales, entre ellos a apicultores que han visto cómo su producción colapsó este año.

Por el bien común

- Foto por FAO.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) encerrou suas atividades nesta quarta-feira (30), por conta das mudanças administrativas trazidas pela Medida Provisória 870 de 2019, editada pelo governo Bolsonaro. 

Referência em políticas de combate à fome, Consea fechou as portas nesta quarta (30)

- Foto por Cláudio Tavares / ISA.

Os povos indígenas realizaram, ao longo de todo o dia hoje (31), a primeira grande manifestação popular contra o governo Bolsonaro, numa onda de passeatas, atos e bloqueios de rodovias. A estimativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) é de que ocorreram protestos em quase 60 locais no Brasil, em 22 Estados e no DF, além de mais oito países. Ocorreram protestos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá, Porto Velho, Campo Grande, Nova Yorque, Washington, Londres, Lisboa e Zurique, entre outras cidades.

Povos Indígenas realizam primeira grande mobilização contra governo Bolsonaro

Festa da Semente Crioula cultiva os valores da terra

O nome deu o tom e as cores da diversidade contrastavam com o verde predominante no horizonte do campo. Foi na linha Tesoura, no interior do município de Seberi, que centenas de trabalhadores rurais se encontraram para mais uma Festa da Semente Crioula promovida pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com o apoio da Cooperbio neste sábado, 2 de fevereiro.

Festa da Semente Crioula cultiva os valores da terra

Fotografía: Rogério Alves / TV Senado

En esta etapa del capitalismo globalizado en la que las ambiciones económicas desenfrenadas colisionan con la viabilidad del planeta, un hecho aparentemente aislado en una localidad del interior de Brasil captura en sí mismo todos los ingredientes para entender la época en la que vivimos. Nos toca presenciar nuevamente, tras tres años, un hecho de fatal negligencia empresarial como lo es el aluvión de lodo y minerales tóxicos, responsabilidad de la gigante multinacional Vale do Rio Doce.

Catástrofes nada naturales

Entenda como um grupo de ativistas compra ações da Vale para denunciar a mineradora

Um grupo de acionistas da Vale denunciou a própria mineradora, nesta quarta-feira (30), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão vinculado ao governo federal responsável pela fiscalização e regulação do mercado da bolsa de valores.

Entenda como um grupo de ativistas compra ações da Vale para denunciar a mineradora