Brasil: organização acusa Vale de causar desastres sócio-ambientais

Idioma Portugués
País Brasil

O Movimento Capão Xavier Vivo novamente acusou a mineradora Vale de ser responsável por desastres sócio-ambientais. A Mina Capão Xavier, no município de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, está localizada em cima de quatro mananciais de abastecimento público. A água dos mananciais é destinada a 320 mil pessoas, o equivalente a 13% da população de Belo Horizonte

O movimento ainda denuncia que parte da Mina está em cima de terrenos da prefeitura de Belo Horizonte. As terras foram desapropriadas pelo governo estadual em 1956. Então, a Vale estaria infringindo a lei de desapropriação.

Um dos coordenadores do movimento, Frei Gilvander Moreira, falou sobre o assunto:

“Vários são os culpados. Primeiro o governo estadual que concedeu o licenciamento. O prefeito de Belo Horizonte que não podia ter autorizado a mineradora a construir uma estrada em cima de terrenos desapropriados para fins de capitação e adução de água. Outra responsável foi a Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais]. Ela deveria ser a primeira a zelar pela qualidade das águas e acabou dando anuência também.”

Além de prejudicar o fornecimento de água com qualidade, se a Vale continuar com o projeto na região e rebaixar o lençol freático, haverá reduções de 20% a 40% de água nos manancias, conforme um estudo de impacto ambiental.

Existem duas ações populares e uma ação civil pública contra a Mina Capão Xavier da Vale no Poder Judiciário.

MST-Brasil, Internet, 24.3.09

Comentarios