Radioagência NP

Movimientos campesinos

El día 17 de abril de 1996, 19 trabajadores sin tierra fueron asesinados en una operación militar. La “Masacre de Eldorado dos Carajás” completa 16 años en 2012 sin la punición de los responsables.

La masacre de Eldorado dos Carajás: relatos y resistencia de un pueblo - Audio

Ao final de 2010, a safra brasileira de grãos deverá bater o recorde nacional e atingir a marca de 148 milhões de toneladas, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Brasil: com crédito de R$ 1 bi, agronegócio só produziu metade do valor

Agricultura campesina y prácticas tradicionales

Organizações de pequenos agricultores se associaram em 1993 para implantar no agreste do Paraíba um novo modelo de produção e consumo. A região da Serra da Borborema, na Paraíba, é sinônimo de renda e autonomia de pequenos produtores rurais. A consolidação da agricultura familiar, praticada em pequenas propriedades, já era exercitada na região, historicamente fornecedora de alimentos para o estado.

Brasil: Poló da Borborema: trincheira da agricultura familiar

Em Limoeiro do Norte (CE), os agrotóxicos pulverizados por avião sobre as monoculturas de abacaxi, banana e melão, do perímetro-irrigado Jaguaribe-Apodi, estão contaminando a água da região

Brasil: comunidade é contaminada por agrotóxicos no Ceará

O Relatório Anual de Violência Contra Povos Indígenas no Brasil, elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), e divulgado na última semana, mostrou que em 2009 aconteceram 60 assassinatos, 16 casos de tentativa de assassinato e 19 suicídios de índios em todo o Brasil

Brasil: relatório aponta situação desumana dos indígenas

Em setembro de 2010 os brasileiros manifestarão sua opinião em um Plebiscito Popular, com a proposta de se colocar um limite à propriedade da terra. Este foi um dos compromissos assumidos pelos participantes do III Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), finalizado neste final de semana, na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais

Brasil: limite no tamanho da propriedade será tema de plebiscito

Povos indígenas de Rondônia estão sujeitos a desaparecer. O alerta de genocídio foi feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ao todo, Rondônia conta com 69 povos indígenas.

Brasil: em Rondônia, povos indígenas correm risco de genocídio

Moradores que vivem em torno do Rio Xingu e na cidade de Altamira (PA) continuam apreensivos. O motivo é a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Apesar das constantes manifestações contra o projeto, o governo não dá sinais de recuo sobre a concretização de um dos maiores planos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

Brasil: hidrelétrica de Belo Monte preocupa população do Xingu