Articulação Nacional de Agroecologia-ANA

852x315_cartela_Rumaoaoivena_capa-fb

Nós o convidamos para IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) ocorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2018, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, estado onde há uma rica história de participação e mobilização das organizações da sociedade civil na promoção das experiências agroecológicas.

Brasil: Convocatória do Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA)

mpa10ago17

O Manifesto divulgado pela ANA chama atenção para o aumento dos conflitos no campo. “No último ano tal contexto se acirrou brutalmente. Houve elevação expressiva do número de mortes no campo. No ano 2017 já se contabilizam 48 mortes, sendo mais que o dobro dos assassinatos do ano passado para o mesmo período”.

Brasil: contra os assassinatos no campo, ANA divulga Manifesto

ena

"Expressamos o nosso mais veemente repúdio ao golpe em curso no Brasil contra o governo legitimamente eleito da Presidenta Dilma. Trata-se de um golpe impetrado por setores do capital financeiro, industrial e midiático, com apoio de setores do poder judiciário. Atenta contra a nossa jovem democracia, valendo-se até mesmo da incitação ao ódio e de manifestações de cunho fascista."

Manifesto em defesa da democracia, da agricultura familiar e camponesa, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais e da agroecologia: ANA

agroecolog

"Estamos mobilizados em defesa das instituições democráticas e dos direitos conquistados nos últimos anos por amplos setores do povo brasileiro, historicamente excluídos das ações do Estado. Temos reiterado em nossos documentos nossas críticas ao atual modelo de desenvolvimento concentrador de riquezas e ambientalmente predatório que privilegia a expansão dos monocultivos com uso intensivo de agrotóxicos e transgênicos, além de mega-empreendimentos de mineração que geram impactos sociais e ambientais negativos em muitas regiões do país..."

Brasil: Carta da ANA ao Ministério do Desenvolvimento Agrário

Agroecología

A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica aprovou na última sexta feira (08/08) o mérito do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). Reunida no auditório do anexo do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a Cnapo apreciou e aprovou o documento elaborado pelo seu Grupo de Trabalho-GT Agrotóxicos, composto por membros da sociedade civil e do governo federal. O Programa segue para avaliação nos ministérios envolvidos na temática e deverá ser lançado em novembro.

Brasil: Comissão Nacional de Agroecologia aprova Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos

Agroecología

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico foi lançado na manhã 17 de outubro, em Brasília, durante a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O Plano estará vigente até o final do ano de 2015, e prevê um investimento de R$ 8,8 bilhões em 125 iniciativas.

Brasil: Dilma lança Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

Biodiversidad agrícola

Apresentar alternativas ao uso de Transgênicos e Agrotóxicos na produção agrícola brasileira, esse foi o objetivo da Conferência Temática sobre Agrobiodiversidade, realizada em Brasília nos dias 20 e 21 de junho.

Brasil: Conferência sobre Agrobiodiversidade – os impactos dos transgênicos e dos agrotóxicos

Transgénicos

Entidades da sociedade civil encaminharam um ofício ao governo federal questionando a liberação comercial do milho modificado geneticamente NK603. O requerimento de reavaliação foi direcionado a diversos ministros e representantes de órgãos relacionados ao tema, e seu objetivo é suspender o uso dessa tecnologia até que pesquisas independentes confirmem sua segurança alimentar e nutricional.

Brasil: Entidades pedem a reavaliação de milho transgênico questionado em recente estudo francês