Organizaciones de Brasil

Foto: Amigos de la Tierra Brasil, de la serie "¿Qué pasa realmente en la Amazonía?

El 5 de septiembre se celebró el día de la Amazonia con un acto virtual, bajo el lema «Defender la Amazonia es defender la vida» . El acto fue promovido por organizaciones comprometidas con la lucha en defensa de la Amazonia y sus defensores y defensoras: Amigos de la Tierra Brasil, el Movimiento de Afectados por Represas (MAB), Mídia Ninja, la Articulación de los Pueblos Indígenas del Brasil (APIB), Tierra de Derechos, la Red Eclesial Panamazónica (Repam), el Consejo Misionero Indígena (CIMI), la Comisión Pastoral de la Tierra (CTP), Ríos Internacionales y el Centro Único de Trabajadores (CUT).

Voces de luchadoras y luchadores en defensa de la Amazonía

Experiências em Saúde e Agroecologia

Iniciada em julho de 2020, a frente de sistematização chamada de “Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia” é uma ação coordenada conjuntamente pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), pelo GT de Saúde da ABA-Agroecologia e por algumas organizações que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Envolve ainda a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), RedesFito e Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde.

Experiências em Saúde e Agroecologia

Carta pública ao Congresso Mundial da IUFRO: Plantações não são Florestas!

Carta pública de organizações brasileiras ao Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), os dias 29 de setembro a 5 de outubro de 2019 em Curitiba, Brasil

Carta pública ao Congresso Mundial da IUFRO: Plantações não são Florestas!

agua derecho

"Estamos conscientes que a nossa produção é para garantir a vida e sua diversidade. Estamos aqui criando unidade e força popular para refletir e lutar juntos e juntas pela água e pela vida nas suas variadas dimensões. O que nos faz comum na relação com a natureza é garantir a vida. A nossa luta é a garantia da vida."

Declaração final do Fórum Alternativo Mundial das Águas

Extractivismo

Nesta terça-feira (13), mais de 250 organizações, redes e movimentos, além de professores e pesquisadores divulgaram uma nota que repudia o substitutivo do deputado ruralista Mauro Pereira (PMDB-RS) ao Projeto de Lei (PL) 3.729/2004. A nota considera que o substitutivo pretende impor “os mais graves retrocessos à legislação atualmente em vigor.

Brasil: Mais de 250 organizações e movimentos repudiam PL que desmonta licenciamento

13502141_1034077016699764_992001837386938424_n

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, possui o objetivo de alertar a sociedade e denunciar a destruição do bioma Cerrado e as violências contra os povos e comunidades que vivem neste espaço.

Campanha em Defesa do Cerrado