Renato Santana

Pantanal em chamas: seca está relacionada ao desmatamento na Amazônia

O desmatamento na Amazônia ao longo de 2019 agravou a situação de seca no Pantanal, criando um cenário propício para a propagação de grandes incêndios na região, como os registrados atualmente.

Pantanal em chamas: seca está relacionada ao desmatamento na Amazônia

Pueblos indígenas

Parecer do governo Temer paralisa demarcações e reforça onda de despejos contra comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul.

Brasil: Parecer da AGU provoca onda de despejos, morte e desesperança para indígenas Guarani Kaiowá e Terena no MS

ava canoeiro

Um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) voltou a tramitar na Câmara Federal. Entre os mais de 100 envolvendo a questão indígena, a matéria em destaque pretende sustar a demarcação da Terra Indígena (TI) Taego Ãwa, do povo Avá-Canoeiro do Araguaia (TO). A Portaria Declaratória do Ministério da Justiça, publicada em 11 de maio de 2016, garantiu a posse do território ao povo impedido de forma violenta, na década de 1970, a manter a sua escolha pela condição de livre.

Brasil: Mobilizados pela Sobrevivência

demarcação de terras indígenas

"Não vamos aceitar. Queremos o respeito à Constituição, ao nosso direito. Governo declarou guerra contra os povos indígenas e vamos reagir", declara Tupã Guarani Mbya da Comissão Guarani Yvyrupa.

Brasil: Governo Temer trabalha na surdina decreto que pode impedir demarcações de terras indígenas

Pueblos indígenas

A violência crescente contra os povos indígenas no Maranhão fez mais vítimas fatais neste ano entre os Tenetehar/Guajajara. Em pouco menos de 90 dias, seis indígenas foram assassinados. Na maior parte dos casos, é possível verificar relação com a luta dos indígenas em defesa das terras tradicionais.

Brasil: Onda de assassinatos vitima seis Guajajara de três terras indígenas no Maranhão

Megaproyectos

Tras la intervención del Poder Público de Jacareacanga, municipio al sur del estado de Pará, los caciques y líderes indígenas denunciaron que el pueblo Mundurukú seguirá resistiendo la construcción de usinas hidroeléctricas en el río Tapajós, por los riesgos de inundación de aldeas y zonas de cultivo.

Brasil: Caciques y líderes indígenas denuncian intervención del gobierno federal en favor de hidroeléctrica

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

No início da manhã desta sexta-feira (18), por volta das 6h30, a comunidade Kaiowá Guarani do acampamento Tekoha Guaviry, município de Amambaí, Mato Grosso do Sul, sofreu ataque de 42 pistoleiros fortemente armados.

Brasil: Comunidade Kaiowá Guarani sofre massacre na manhã desta sexta-feira, 18

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"A manhã desta quinta-feira (29) terminou com uma reunião unificada entre índios, quilombolas e ciganos. Representantes de uma chamada ‘minoria’ - no Brasil fazem parte, em verdade, de uma maioria seguidamente esmagada pelo capital eclipsado ao projeto desenvolvimentistas do Palácio do Planalto."

Brasil: Luta pela terra é luta contra a morte