Alterações climáticas: espécies ameaçadas

Idioma Portugués

Cerca de um quarto das espécies de fauna e flora do mundo estarão ameaçadas de extinção se a temperatura média do planeta aumentar dois ou três graus, em relação a 1990

“É muito provável que as alterações climáticas se traduzam na extinção de numerosas espécies e na redução da diversidade dos ecossistemas”. Esta foi a conclusão apresentada, na passada sexta-feira, por especialistas reunidos em Bruxelas. Neste encontro estiveram reunidos 285 delegados de 124 países, mais de 50 cientistas e dezenas de observadores de organizações não-governamentais. O documento elaborado prevê que 20 a 30 por cento das espécies no mundo corram risco de extinção se a temperatura média do planeta subir dois a três graus e diz também que cada espécie irá reagir de diferente forma ao calor e aos limites de resistência.

A Voz da Planície falou com José Paulo Martins, da QUERCUS, sobre esta matéria, tendo o mesmo avançado que "um dos impactos das alterações climáticas vai ser na biodiversidade". Traçou ainda um cenário “negro” falou mesmo num “holocausto” para a biodiversidade do século XXI. Disse também que "podemos minimizar as perdas, mas que não podemos evitar que aconteçam". Terminou salientando que "só seria possível alterar esta perspectiva se o ser humano mudasse completamente o seu estilo de vida".

Rádio Voz da Planície, Internet, 7-4-07

Comentarios