Brasil: 700 famílias Sem Terra ocupam latifúndio no Mato Grosso

Idioma Portugués
País Brasil

A Fazenda Agroquímica é propriedade do deputado estadual Dilceu Dal Bosco (PFL-MT) e tem plantio de soja. Para o MST, a ação denuncia a expansão do agronegócio no estado

Na madrugada de hoje, 700 famílias Sem Terra ocuparam um latifúndio no município de Sinop, na região norte de Mato Grosso, a 500 km da capital Cuiabá.

A Fazenda Agroquímica é propriedade do deputado estadual Dilceu Dal Bosco (PFL-MT) e tem plantio de soja. Para o MST, a ação denuncia a expansão do agronegócio no estado. O próprio governador, Blairo Maggi, é um dos maiores produtores de soja no país e está sob acusação de violação do meio-ambiente.

Há dois anos, a área foi ocupada pelo Movimento, que reivindica a anulação do título de propriedade, já que a área é da União. O pedido está em tramitação no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Hoje as famílias pedem mais rapidez nos processos de decreto de área, que estão parados em Brasília, e também o pagamento efetivo das áreas já decretadas pelo governo.

Vindos dos municípios de Sinop, Claudia, Itauba e Sorriso, os Sem Terra esperam por um assentamento desde 2003.

Últimas do MST, Internet, 27-3-06

Comentarios